Atualidade

Mau tempo regressa: Dezasseis distritos sob ‘aviso amarelo’

São 16 os distritos de Portugal continental que se encontram sob “aviso amarelo”, uma vez que se estão previstos aguaceiros por vezes fortes, além da possibilidade de granizo e trovoada, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Lisboa, Santarém, Setúbal e Évora são os 16 distritos em alerta.

O IPMA indica que o ‘aviso amarelo’, que significa a existência de uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, entrou em vigor às 02:32 e termina às 22:00 de hoje.

O Instituto prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro céu muito nublado, gradualmente com abertas a partir da manhã, períodos de chuva, passando aguaceiros a partir do início da manhã que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia.

Poderá haver também vento moderado de sudoeste, a soprar temporariamente de forma forte e com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral até meio da tarde e nas terras altas, tornando-se em geral fraco para o final do dia, descida da temperatura mínima, mais significativa nas regiões do interior, e baixa acentuada da máxima.

No sul está previsto céu geralmente muito nublado, e que vai ficando menos nublado a partir da tarde, além de períodos de chuva que passarão a aguaceiros a partir do início da manhã, altura em que serão fracos e pouco frequentes a partir do meio da tarde, e a possibilidade de ocorrência de trovoada e granizo no Alto Alentejo.

O IPMA aponta também para vento moderado de sudoeste, a soprar temporariamente forte e com rajadas até 60 quilómetros por hora no litoral oeste até meio da tarde e nas terras altas, tornando-se em geral fraco para o final do dia, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima e acentuada da máxima no Alentejo.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre os 13 e os 19 graus Celsius, no Porto entre 12 e 18, em Viana do Castelo entre 11 e 17, em Viseu entre 09 e 15, em Bragança entre 08 e 18, na Guarda entre 07 e 15, em Coimbra entre 12 e 18, em Castelo Branco entre 11 e 18, em Santarém entre 12 e 20, em Évora entre 10 e 20, em Beja entre 11 e 21 e em Faro entre 14 e 21.