Atualidade

Óscares: ‘La La Land’ anunciado melhor filme por engano

Para alguns foi um final surpreendente o facto do musical não ter ganho a estatueta dourada principal, mas o que ninguém contava era que houvesse um erro que levasse a equipa de produção do filme receber o Óscar para de seguida lhe ser retirado.

A ‘culpa’ foi da troca de envelopes, que trazia o nome de Emma Stone em ‘La La Land’ – que ganhou na categoria de Melhor Atriz Principal – em vez de ‘Moonlight’, a película vencedora.

Warren Beatty e Jaye Dunaway, os apresentadores do Óscar de Melhor Filme, ficaram a olhar um para o outro durante algum tempo antes de anunciarem o vencedor. Mas alguns achavam que fazia parte do suspense.

Beatty deu-se conta do engano e pediu desculpas:

“Quero dizer-vos o que aconteceu. Abri o envelope e dizia ‘Emma Stone La La Land’, daí ter olhado demoradamente para a Faye. Não estava a tentar ser engraçado”, afirmou Beatty, enquanto o anfitrião, Jimmy Kimmel, questionava: “O que é que tu fizeste, Warren?”

Isto já depois de ‘La La Land’ fazer a festa em palco:

O produtor de ‘La La Land’, Fred Berger, disse que houve um erro e que era, afinal, ‘Moonlight’ o filme vencedor, gerando aplausos de parte da plateia. Berger sublinhou que teria orgulho em passar aquela estatueta aos colegas. E foi isso mesmo que aconteceu.

Uma vitória inesperada, em especial para ‘Moonlight’. Já em palco, o realizador e argumentista, Barry Jenkins, reconheceu que nem nos próprios sonhos o prémio poderia ser real: “Que se danem os sonhos, porque isto é real”.

Outros vencedores da noite
Além desta gaffe monumental, a 89ª edição dos Óscares ficou marcada pela vitória de um filme que fala da questão racial e discriminação dos homossexuais e de dois atores em papéis poderosos e com essa temática.

‘La La Land’, que partiu com 14 nomeações, conquistou seis Óscares, incluindo Melhor Realizador para Damien Chazelle, o mais jovem de sempre (32 anos) a vencer nesta categoria. O filme venceu ainda nas categorias de Melhor Atriz para Emma Stone, Direção Artística, Fotografia, Canção e Banda Sonora Original.

‘Moonlight’ venceu Melhor Argumento Adaptado e Melhor Ator Secundário para Mahershala Ali, para além de Melhor Filme. Três Óscares em oito nomeações.

‘Manchester by the Sea’ venceu dois Óscares: Melhor Ator Principal para o favorito – Casey Affleck – e Argumento Original. ‘O Herói de Hacksaw Ridge’ foi distinguido pela Mistura de Som e Melhor Montagem.

A Disney foi também uma vencedora com três Óscares: Melhor Animação para ‘Zootrópolis’, Curta de Animação ‘Piper’ e Melhores Efeitos Visuais para ‘O Livro da Selva’.

Esta foi a lista completa de vencedores:
Melhor Filme: Moonlight

Melhor Realizador: Damien Chazelle

Melhor Ator: Casey Affleck

Melhor Atriz: Emma Stone

Melhor Ator Secundário: Mahershala Ali

Melhor Atriz Secundária: Viola Davis

Melhor argumento original: Kenneth Lonergan

Melhor argumento adaptado: Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney, Moonlight

Melhor Filme em Língua Estrangeira: O Vendedor

Melhor Filme de Animação: Zootrópolis

Melhor Documentário: OJ: Made in America

Melhor Documentário (Curta-metragem): The White Helmets

Melhor Filme de Animação (curta-metragem): Piper

Melhor Curta-Metragem em Ação Real: Sing

Melhor Direção Artística: La La Land

Melhor Fotografia: La La Land

Melhor Montagem: O Herói de Hacksaw Ridge

Melhor Banda Sonora Original: La La Land

Melhor Canção Original: City Of Stars, La La Land

Melhor Mistura de Som: O Herói de Hacksaw Ridge

Melhor Montagem de Som: O Primeiro Encontro

Melhores Efeitos Visuais: O Livro da Selva

Melhor Guarda-Roupa: Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los

Melhor Caracterização: Esquadrão Suicida