Álbuns da Semana

Mudanças radicais no estilo com uma celebração pelo meio

Três anos após o lançamento de “ARTPOP”, Lady Gaga está de volta ao panorama musical com um novo disco de inéditos, “Joanne” de seu nome. Apesar de a cantora mostrar-se esteticamente renovada, extremamente mais discreta, e com uma sonoridade alargada a diversos registos, acontece que este álbum também surge envolto em polémica.

Com data de lançamento prevista para esta sexta-feira, dia 21, a verdade é que a chegada do novo trabalho da norte-americana, de 30 anos, foi antecipada em alguns países e acabou por cair rapidamente na internet.

lady-gaga

“Joanne”, de resto, é um regresso de Lady Gaga às dores de uma infância assombrada pela perda, uma espécie de obra biográfica, que recebeu esse título em homenagem a uma tia, irmã do seu pai, que faleceu ainda antes de a cantora nascer.

Fiel ao pop, mas despida das excentricidades que lhe são conhecidas, Lady Gaga “passeia”, neste disco, por vertentes mais rock, country, funk e dance, mostrando toda a sua versatilidade no mundo da música.

Num álbum em que não falta uma faixa de homenagem a David Bowie (“Million Reasons”), abrimos-lhe o apetite com o seu primeiro single a vir a público: “Perfect Illusion”.

“A Place For Us To Dream” reúne 36 temas que visam celebrar os 20 anos da carreira dos Placebo, uma banda alternativa formada em Londres, mas considerada europeia devido às diversas nacionalidades dos seus integrantes.

Para dar mais impacto ao formato físico deste novo álbum, lançado no início deste mês de outubro, a banda entendeu associar-lhe um livro especial com fotografias inéditas da banda, saídas dos arquivos pessoais de dois dos seus elementos, no caso Brian Molko e Stefan Olsdal.

placebo

Por forma a vincar os tais 20 anos de existência ao mais alto nível, em paralelo com o lançamento desta obra, o grupo iniciou uma digressão pela Europa, sendo que Portugal não está incluído no roteiro. Na atuação de estreia da tour, na Dinamarca, surgiu logo um pequeno percalço. Visivelmente embriago, Molko apenas cantou duas músicas e, depois, sentou-se no palco a falar com o público, mas depois foi levado para fora dele amparado por uma mulher.

Quanto ao disco, esse inclui vários temas que marcaram o percurso dos Placebo ao longo destas duas décadas, como “Come Home” ou “Every You, Every Me”, mas também apresenta um novo single. E é precisamente com “Jesus’ Son” que lhe deixamos:

A terminar as sugestões musicais desta semana, avançamos para “Here”, o sexto álbum de estúdio de Alicia Keys, que só será lançado nos primeiros dias de novembro, mas cujo primeiro single já foi há muito apresentado ao público.

alicia-keys

Esse trabalho marcará uma mudança na radical na vida da cantora e compositora norte-americana, de 31 anos, não ao nível da sua música – manter-se-á fiel ao R&B/soul – mas, isso sim, no que concerne ao look.

Obstinada a deixar de lado a maquiagem, Alicia Keys já prometeu que surgirá sempre de “cara lavada” em cada ato público para o qual seja convidado. Um cenário que antecipou, precisamente, com o lançamento do single “In Common”, que figurará em destaque no álbum que está prestes a vir a público.