Atualidade

Euro2016 arrancou com confrontos em Marselha e festa em Saint-Denis

Começaram as emoções do Campeonato da Europa de futebol, em França, com um misto de festa e preocupações.

Num país sob constante ameaça terrorista, as autoridades locais não facilitaram um milímetro e, ao início da tarde desta sexta-feira (10), chegaram mesmo a evacuar a sala de imprensa do “Stade de France”, palco do arranque da prova, com o jogo entre a seleção anfitriã e a Roménia. Apesar do susto, tudo não passou de um processo de rotina.

Contudo, na véspera, as autoridades tiveram de intervir a sério, no caso em Marselha. Um grupo de adeptos ingleses provocou desacatos nessa cidade do sul de França e chegou a envolver-se em confrontos com a polícia. Resultado: dois britânicos foram presos e mais alguns ficaram feridos.

Voltando a Saint-Denis, cidade dos arredores de Paris, nota para a festa de abertura do Euro2016, que teve muita cor, energia e a música de David Guetta, o DJ gaulês que compôs o hino da prova com a participação da sueca Zara Larsson.

Só depois desse espetáculo é que a bola começou a rolar no “Stade de France”. Apesar do equilíbrio durante quase todo o encontro, a França lá conseguiu vencer a Roménia (2-1), para delírio dos adeptos nas bancadas.

Agora, para este sábado (11) estão marcados três jogos. A saber: Albânia-Suíça (14 horas, em Lens), País de Gales-Eslováquia (17h, Bordéus) e Inglaterra-Rússia (20h, Marselha).

Quanto à Seleção Nacional portuguesa, essa só entra em ação na próxima terça-feira (14), frente à Islândia (20h, em Saint-Étienne).