Atualidade

Só a anfitriã França separa Portugal da conquista do Campeonato da Europa

Depois dos galeses, seguem-se os gauleses no caminho de Portugal. A França venceu ontem (7 de julho) a Alemanha, por 2-0, e conquistou a outra vaga da final do Euro2016.

Com as bancadas do Estádio Vélodrome a abarrotar, os franceses começaram a festejar em cima do intervalo do jogo com os germânicos, quando Griezmann, na conversão de uma grande penalidade, colocou a França na frente do marcador.

As celebrações estenderam-se um pouco por todo o país, mas a confirmação do triunfo da seleção anfitriã só surgiu ao minuto 72, quando Griezmann voltou a bater Neuer, agora num lance corrido em que o guarda-redes alemão ficou mal na fotografia.

O apito final da partida levou os franceses à loucura e a festa por mais uma qualificação para uma final de um Campeonato da Europa, a primeira frente a Portugal, prolongou-se pela madrugada, sobretudo nas ruas da capital do país.

Agora, domingo, no Stade de France, Portugal reencontra a sua besta negra com sede de vingança. Recorde-se que os gauleses já eliminaram a Seleção Nacional em fases finais de grandes competições por três diferentes ocasiões (nos Europeus de 1984 e 2000 e no Mundial de 2006), sempre nas meias-finais e em jogos com grandes doses de cargas dramáticas, com penáltis e golos sobre o cair do pano.

A Europa promete parar para esse próximo desafio, que será ainda mais especial para três jogadores que nele devem participar. Falamos de Raphael Guerreiro, Adrien Silva e Antoine Griezmann, jogadores luso-franceses que tomaram opções diferentes: o lateral e o médio escolheram representar Portugal, enquanto o avançado seguiu com a França.

RaphaelGuerreiro

A terminar, refira-se apenas que, ainda antes de o jogo entre a França e a Alemanha ter começado, o selecionador nacional, Fernando Santos, concedeu uma conferência de imprensa, em que se mostrou algo indiferente perante o adversário a defrontar na final.

“Venha quem vier, nós temos um objetivo, que é ganhar a final”, disse. Assim seja, deseja-se por cá…

FernandoSantos