Televisão

História assinala 70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial

A partir do dia 2 de julho, pelas 22h00, o canal História estreia em exclusivo uma programação especial e inédita com o objetivo de comemorar o 70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. O especial é composto pelo documentário “Os Libertadores” e pela série “Os últimos dias dos Nazis”.

“Os Libertadores”
Setenta anos após o final da Segunda Guerra Mundial e da libertação do campo de concentração de Dachau (próximo de Munique), o canal História estreia o documentário Os Libertadores, para assinalar o aniversário desta efeméride.

Produzido pelo canal História Alemanha, o documentário, que irá para o ar na quinta-feira, dia 2, às 22h00, irá analisar os acontecimentos de 29 de abril de 1945, numa extraordinária produção de 60 minutos, que aprofundará um dos períodos mais significativos deste período, através do relato e testemunho na primeira pessoa dos antigos prisioneiros e soldados americanos.
Passaram 70 anos desde o fatídico dia 29 de abril de 1945, contudo a experiência única ficou na memória de alguns dos poucos sobreviventes de Dachau e soldados americanos. O cenário de terror, inimaginável e desconhecido, que na altura os jovens soldados presenciaram em Dachau, e os acontecimentos indiscritíveis que os reclusos vivenciaram, será partilhado neste documentário.

Ao contrário de Auschwitz, Dachau não era um “campo da morte”, mas o protótipo do sistema nazi do terror industrializado e aperfeiçoado. Só após a libertação foi exposto ao mundo o alcance total dos horrores nazis. Perto de um quarto dos cerca de 200.000 prisioneiros morreram entre 1933 e 1945 devido a trabalhos forçados, subnutrição, abusos, doenças, experiências médicas, maus tratos ou foram simplesmente assassinados.

LOS ÚLTIMOS DÍAS DE LOS NAZIS 2

“Os últimos dias dos Nazis”
No dia 9 de julho estreia no canal, pelas 22h00, “Os Últimos dias dos Nazis”, uma nova série exclusiva que transporta o telespetador ao interior da mente dos alemães, apresentando os eventos da Segunda Guerra Mundial a partir da sua perspetiva. A série tem início em 1945, e conta a história da Alemanha de Hitler da frente para trás – da queda à ascensão.

Todas as quintas-feiras do mês de julho, será apresentado num episódio duplo, as figuras reais de todo o espectro nazi, desde Adolfo Hitler a civis alemães comuns, numa altura em que o Reich estava à beira do fim. Ao conhecer tais personagens na sua faceta mais vulnerável, poderemos recuar no tempo com elas e viver as suas histórias.

A produção da série ficou a cargo de Nicole Rittenmeyer, produtora de “O Terceiro Reich: Ascensão e Queda”.