Televisão

História de Gabriel García Márquez em estreia hoje na TV

Como é que um menino de uma pequena cidade na costa do Caribe se tornou um escritor que conquistou o coração de milhões? Como mudou a nossa perceção da realidade com o seu trabalho? As respostas estão na incrível história de Gabriel García Márquez, o Prémio Nobel de Literatura de 1982.

Gabriel García Márquez é um escritor de livros mundialmente célebres e aclamados pela crítica, como Amor em Tempos de Cólera e Cem Anos de Solidão, mas cresceu na pobreza e na violência do norte da Colômbia. Conhecido como “Gabo” em toda a América Latina, Gabriel García Márquez envolveu-se nas lutas políticas das décadas de 1970 e 1980, tendo tido um papel fundamental e desconhecido nas negociações entre o líder cubano Fidel Castro e o presidente americano Bill Clinton.

Em “Gabo – A Magia da Realidade” conhecemos um homem sensível e com magia na forma de lidar com as grandes problemas da América Latina. Neste documentário contamos com depoimentos de Bill Clinton, do ex-presidente colombiano César Gaviria, dos escritores Juan Gabriel Vásquez e Plinio Apuleyo Mendoza, dos jornalistas Enrique Santos, María Jimena Duzán e Xavi Ayén, da biógrafa Gerald Martin, da agente literária Carmen Balcells e dos irmãos Aída e Jaime García Márquez.

Para ver hoje, dia 12 de abril, às 23h00 na RTP2.