Cultura

Celebração dos 40 anos de carreira da coreógrafa e bailarina Olga Roriz

O São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, preparou uma retrospetiva para celebrar os 40 anos de carreira da coreógrafa e bailarina Olga Roriz, e dos 20 anos da sua companhia, vai decorrer no São Luiz Teatro Municipal.

Segundo a programação do São Luiz, entre 6 a 14 de fevereiro, serão apresentadas coreografias, conversas, filmes e vídeos, numa coprodução da Companhia Olga Roriz, Centro Cultural de Belém, Companhia Nacional de Bailado, Teatro Nacional São João e São Luiz Teatro Municipal.

Além disso, o percurso da coreógrafa será revisitado, começando pela peça “A Cidade”, a 6 e 7 de fevereiro, sobre os vários sinais, marcas e segredos da vida urbana, desde a solidão, as relações efémeras e a falta de espaço. Com direção e figurinos de Olga Roriz, esta peça terá interpretação de Sylvia Rijmer, Maria Cerveira, Bruno Alexandre e Bruno Alves, seleção musical de Olga Roriz e João Raposo.

Para o dia 7 está prevista uma conversa, às 18h30, no Jardim de Inverno, com entrada livre, com a presença de duas figuras conhecedoras do universo e do percurso de Olga Roriz: João Carneiro, jornalista e crítico de arte, e Daniel Tércio, professor e ensaísta, com moderação de Aida Tavares, diretora artística Teatro São Luiz.

Entre 11 e 13 de fevereiro, serão exibidos vídeos e filmes sobre o repertório da Companhia Olga Roriz, às 18h30, no Teatro-Estúdio Mário Viegas, com entrada livre.

Nos dias 13 e 14 de fevereiro regressa a dança com “Pets”, às 21h00, na sala principal do São Luiz.

Olga roriz