Cultura

‘Titanic’ comemora 20 anos e regressa em versão 3D

Foi o segundo filme de maior sucesso de bilheteira na história do cinema. E até poderia continuar a ser o detentor desse recorde se ‘Avatar’ – também realizado por James Cameron – não surgisse em 2009 e os preços dos bilhetes não aumentassem em relação a 1997.

Pois não é por pormenores como esses que ‘Titanic’ deixa de ter a sua importância. A película, protagonizada por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, celebra 20 anos de existência e vai ‘ressuscitar’ em versão 3D.

Para já será apenas nos cinemas dos Estados Unidos da América, mas não deixa de ser uma indicação que o filme está mais vivo que nunca.

“A história real do ‘Titanic’ é atemporal. Parece existir fora das nossas vidas diárias. Esta lição de moral direta, sem rodeios, é algo que nos fascina”, declarou o realizador James Cameron aos fãs, durante uma sessão comemorativa em Los Angeles.

Para quem não sabe, ou é demasiado novo, a história é a seguinte: uma jovem rica chamada ‘Rose’ (Kate Winslet) e um pobre artista irlandês de seu nome ‘Jack’ (Leonardo DiCaprio) que se apaixonam a bordo do maior navio da altura (1912).

O navio, ‘Titanic’, existiu mesmo e naufragou nas águas gélidas do Oceano Atlântico depois de embater contra um iceberg durante a sua viagem inaugural entre a Irlanda e os EUA.

‘Rose’ e ‘Jack’ eram apenas personagens de ficção, destinados a dar nova vida à história, que já tinha sido passada para o grande ecrã.

No entanto foi esta longa-metragem de 1997 que ficou icónica: ganhou onze estatuetas nos ‘Óscares’ e arrecadou 2,2 biliões de dólares em ingressos vendidos.

Leonardo DiCaprio e Jonah Hill a imitar a famosa cena de ‘Rose’ e ‘Jack’

Não nos podemos esquecer igualmente da trilha sonora original do filme que foi um sucesso. A música “My Heart Will Go On”, interpretada por Celine Dion e que também recebeu um ‘Óscar’, é uma das mais vendidas no mundo.

Durante quase 3 horas e meia de filme, conhecemos o navio, quem embarcou nessa viagem (algumas personagens existiram mesmo na vida real) e assistimos à história de amor entre ‘Rose’ e ‘Jack’.

Vinte anos depois, os fãs ainda se questionam: havia espaço suficiente na porta utilizada por ‘Rose’ nas águas geladas do Atlântico Norte de modo a salvar ‘Jack’?

‘Jack’ e ‘Rose’ no Titanic

E o elenco ainda recorda este trabalho. “Feliz aniversário amigos! Muito amor para todo o elenco e equipa e uma enorme gratidão para todos os artistas, técnicos, costureiras, condutores, segurança e polícias da praia de Rosarito no México que tiraram esta imagem há 20 anos”, comentou no Instagram o ator Billy Zane, o ‘Cal Hockley’ e prometido de ‘Kate’ na trama.