Atualidade

Catarina Furtado une-se ao Kids Market para ajudar mães carenciadas

A apresentadora, de 44 anos, esteve presente na inauguração da 11.ª edição do Kids Market, um mercado de marcas 100 por cento nacionais para toda a família que decorre entre hoje e amanhã, 20 e 21 de maio, nas Cavalariças do Pestana Palace, em Lisboa.

O valor da entrada no evento custa 1 euro, no mínimo, e irá reverter a favor da associação sem fins lucrativos Corações com Coroa, fundada por Catarina Furtado em 2012. O dinheiro será investido num projeto que tem como objetivo apoiar mães em situação de vulnerabilidade social.

“O Kids Market associa-se ao Corações com Coroa desde a primeira hora que a associação nasceu”, afirmou Catarina Furtado, que agradeceu à organizadora do mercado, Filipa Cortez Faria, pelo apoio dado aos projetos da sua associação.

“Foi graças às edições do Kids Market que nós, Corações com Coroa, pudemos editar um guia sobre a parentalidade, que está a ser distribuído gratuitamente em vários centros de saúde e hospitais”, explicou a cara da RTP1, ao mencionar os donativos dados pelas pessoas à entrada do referido mercado.

“Todas Diferentes, Todas Famílias” é o nome do guia que “ainda não existia em Portugal”, e que serve de ferramenta auxiliar para utentes e técnicos de saúde, uma obra apresentada pelo Diretor-Geral de Saúde, Francisco George.

Cheque para a Associação Corações com Coroa

Os donativos da 11.ª edição do Kids Market irão ser investidos na criação de um curso de capacitação para mães em situação de vulnerabilidade social e pobreza, um novo projeto da fundação de Catarina Furtado.

“Aquilo que nós vamos fazer é dar um curso muito heurístico sobre as várias vertentes que fazem com que uma mulher se sinta capacitada para exercer a sua maternidade, e poder ter inclusivamente uma autoestima e uma confiança para entrar no mercado de trabalho. Portanto serão vários módulos nesse curso”, revelou a embaixadora da Boa Vontade da ONU.

Anteriormente, a Associação Corações com Coroa conseguiu também ajudar “muitas meninas que iam deixar de estudar”, ao dar-lhes bolsas de estudo, contou a apresentadora da estação pública.

Apesar de estar “sempre a trabalhar” e de não ter muito tempo para descansar, Catarina Furtado não se queixa. “Para mim isto é o que faz sentido na minha vida, isto é que é o verdadeiro sucesso. Aquilo que eu entendo como verdadeiro sucesso é ver crescer uma associação que fundei há cinco anos, que está efetivamente com muitos projetos implementados”, garantiu.

A estrela da RTP1 sente-se “muito feliz” por poder ajudar, pois é “uma sensação muito boa”. Ter uma carreira centrada em si mesma nunca foi o seu objetivo. “Eu queria sempre que o meu lado de comunicadora servisse para um propósito, que era estar perto das pessoas”, concluiu.

Marta Andrino, Madalena Brandão, Joana Santos, Julia Belard, Irma Ribeiro, Joana Câncio, Sofia Correia e Ana Rita Rocha foram algumas das figuras públicas presentes na inauguração do Kids Market, para apoiarem a causa solidária. Veja as imagens:

Fotos: César Lomba