Cultura

Periferias: O festival de artes performativas regressa a Sintra

É já na próxima terça-feira, dia 1 de março, que arranca a quinta edição do o festival de artes performativas Periferias, em Sintra.

Promovido pela Associação Cultural Chão de Oliva, o festival, que se prolonga até ao dia 13, junta teatro, exposições, música ao vivo, workshops, tertúlias, animações de rua e até feiras do livro.

O palco principal do certame é a Casa de Teatro de Sintra que (quase) todas as noites receberá espetáculos de múltiplas nacionalidades e de diversos estilos. No dia 2 este espaço receberá a peça “Hamlet talvez” do português João Garcia Miguel; já no dia 3 é a vez do Grupo de Teatro do Oprimido de Bissau apresentar ao público “Sintadu”, e no dia a seguir chegam os Netos de Bandim com Dança Tradicional. Depois Portugal volta a estar em evidência com “Pelos Cabelos” do Teatro de Marionetas do Porto, no dia 5; dia 6 é dia de conhecer “Uma Menina Bem Guardada” pelo Baal17. “Nos Tempos De Gungunhana de Moçambique”, é a proposta de dia 9 e 10 viajamos até Cuba para “El Deseo Macbeth”. “O Violinista de São Tomé e Principe” (dia 11), “O Dia Antes de Portugal” (12) e “Say Hello Para o Futuro do Brasil”, fecham os restantes dias do festival.

Paralelamente, ao grande palco da Casa Teatro de Sintra, haverá o Espaço Periferias que recebe a Feira do Livro e promove conversas com autores; já no Legendary Café, poderemos assistir às performances Entrevista de Emprego (dia 3), Julie (dia 3) e Os Poetas (dia 10) e aos concertos de UNO (dia 2) e Acrobatas do Circo (dia 9). A 5 e 6 de março haverá “O Circo Mais Pequeno do Mundo”, e nos dias 12 e 13 “Agostinho e Felicidade” visitam o Palácio da Vila. Finalmente, o Museu de Artes de Sintra exibirá, durante todo o festival, a exposição Trajes da Dança Tradicional da Guiné-Bissau e nos dias 2, 3 e 4 haverá um workshop de Marionetas.

Os bilhetes para os espetáculos na Casa de Teatro custam 5 euros.