Cultura

Sintra recebe festival de artes performativas Periferias

O festival Periferias, que se realiza de 3 a 15 de março, em Sintra, pretende afirmar-se como “um polo das artes performativas em língua portuguesa”, disse à “Lusa” o seu diretor artístico, João de Mello Alvim.

A quarta edição do Periferias – Festival de Artes Performativas em Sintra, promovido pela associação cultural sintrense Chão de Oliva, vai levar teatro, animação de rua, exposições, feira do livro, música ao vivo, “workshops” e tertúlias a vários espaços da vila e arredores.

“A terceira edição foi da consolidação, este ano podemos dizer que é o de uma ampliação gradual da consolidação”, explicou o diretor.

Além de mais animação de rua, vocacionada para a infância, o responsável pelo festival salientou que o programa vai ter “espetáculos de manhã, à tarde, à noite e à noitinha”.

O festival abre, às 17h00 de 3 de março, com a inauguração da “Exposição de trajes do Teatro Tradicional Tchiloli”, de São Tomé e Príncipe, no antigo Museu do Brinquedo. O edifício no centro histórico vai também receber, até 15 de março, outra atividade paralela, a Feira do Livro de Artes Performativas.

Na Casa de Teatro de Sintra, no bairro da Estefânea, a programação tem início dia 4, às 21h30, com a peça “A Nova Aragem”, uma coprodução da Companhia de Teatro de Sintra e do grupo moçambicano Lareira Artes, do Maputo.

Nas noites seguintes sobem ao palco as peças “Que Deus lhe dê em dobro”, pelo Grupo Dragão 7 (São Paulo, Brasil); “Diário dos Infiéis”, pela ASTA (Covilhã); “Novas Diretrizes em Tempo de Paz”, da Escola da Noite (Coimbra), e “Os Cinco Funerais de Pessoa”, coprodução Lendias d`Encantar (Beja)/Teatro Tierra (Colômbia)/Teatro D`Dos (Cuba).

Entre 11 e 15 de março são levadas à cena “Velhice”, do Alma d´Arame (Montemor-o-Novo); “Conversas Começadas”, coprodução Companhia Teatro de Sintra/Cacau (São Tomé e Príncipe); “As Veias Abertas da Humanidade- Memória de Amor e Guerra”, do Teatro Art´Imagem (Porto); “Lisboa Muda(vídeo-instalação)”, da Inestética Companhia Teatral (Vila Franca de Xira), e “Trilogia Whitman – Capítulo II – Saudação”, pelo Teatro Estúdio Fontenova (Setúbal).

Esta edição do Periferias prevê uma extensão a outras zonas do concelho, com a apresentação das coproduções com o Lareira Artes em Queluz, no Teatroesfera (7 março), e com a Cacau, no Cacém, no Auditório António Silva (dia 14).

A programação paralela inclui ainda o Periferias Fringe, com atuações no Legendary Café; Conversas Periféricas, no restaurante Sopa d`Avó; concertos de Samuel Matias e de Mauro Coelho & Christian Souza, no restaurante Chefe Pinto`s, e “`Workshop` de Danças Africanas”, no MU.SA — Museu das Artes de Sintra.

A animação na avenida Heliodoro Salgado e em frente ao antigo Museu do Brinquedo ficará a cargo de mimos, marionetistas e palhaços.