Cultura

Mariza presta hoje homenagem a Paco de Lucía em Castro Marim

A fadista vai apadrinhar o Festival de Lucía, que homenageia o falecido guitarrista espanhol Paco de Lucía e se realiza este sábado em Castro Marim.

Mariza vai ainda fazer uma participação num espetáculo com o guitarrista Pedro Jóia, discípulo de Paco de Lucía e um dos músicos que atua com a fadista, do acordeonista João Frade e de Norton Daiello, no contrabaixo, numa iniciativa que o presidente da Câmara de Castro Marim disse querer “repetir nos próximos anos” e ser parte de “um projeto mais vasto de homenagem ao génio da guitarra e mestre do flamenco contemporâneo” Paco de Lucía.

O autarca e a fadista estiveram na sexta-feira, 19, na conferência de imprensa que serviu para apresentação do Festival e do CD/DVD “La Herencia de Paco de Lucía”, que reproduz o espetáculo que há cerca de um ano os músicos que atuavam com o guitarrista espanhol deram em homenagem ao seu mestre em Castro Marim, assinalando “a ligação emotiva” que, segundo a autarquia, o guitarrista tinha com o concelho onde nasceu a sua mãe e que deu nome a um dos seus álbuns na década de 1980.

“É para mim um privilégio enorme ser madrinha de um festival onde se fala não só da música do Paco de Lucía, mas também do Paco de Lucía. A minha mãe para mim foi extremamente importante, porque foi ela que me mostrava música de outros continentes e me ensinava que havia mais música além do fado. Eu hoje também sou mãe e acredito que a mãe do Paco tenha sido motor de motivação, não deixando que o filho deixasse de tocar”, afirmou a Fadista na apresentação do Festival e do DVD,.

Mariza revelou que em “toda a vida de cantora” sempre disse que “o maior sonho seria cantar um fado com a guitarra do Paco de Lucía” e esse objetivo esteve “sempre muito próximo” mas “nunca aconteceu”.

A fadista considerou que agora é o “momento certo para homenagear não só o grande artista, como o homem e a pessoa”, mas “acima de tudo a mulher que deu origem a que tudo isto acontecesse”.

“É uma honra poder estar aqui em Castro Marim e poder ‘amadrinhar’ este festival e sempre que for possível eu apareço”, assegurou Mariza.

O presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral, disse à Lusa, à margem da apresentação, que a autarquia fez uma aposta neste projeto e pretende aproveitar a ligação que existe entre Paco de Lucía e a localidade de Monte Francisco, onde nasceu a mãe do guitarrista, com um “projeto no largo da sua casa, que contará com uma escultura, pintura e a música desse génio” da guitarra.

“Penso que vamos conseguir criar um polo de atração cultura e aproveitar a ligação emocional entre Castro Marim e Paco de Lucía. Estou convencido de que conseguiremos criar na casa, onde haverá um museu, um local de romaria, sobretudo para os espanhóis”, afirmou o presidente da autarquia, cujo território faz fronteira com Espanha.