Televisão

“Grandes Manhãs” no Porto Canal

Em novembro, com a mudança da grelha do Porto Canal, a direção apostou em “Grandes Manhãs”. O programa de duas horas (transmitido das 11h00 às 13h00) é apresentado por Ricardo Couto, que diz que este é um formato diferente do que se faz nos outros canais da televisão portuguesa. “Quando me lançaram este desafio o que pedi foi que o programa se distanciasse dos outros que já existem e que as pessoas encontrassem nele algo que as pudesse ajudar, que lhes desse alguma coisa de útil. Não queremos explorar o coitadinho nem a desgraça alheia, queremos algo positivo”, referiu à Move Notícias.

Assim, durante as duas horas de emissão em direto o “Grandes Manhãs” apresenta várias rubricas, como o apoio jurídico, decoração, culinária, agenda de espetáculos low cost, entre muitas outras. “Por exemplo, ainda no outro dia esteve aqui um veterinário e ensinou como limpar as orelhas a um cão, parece muito simples, mas com certeza que isto pode poupar umas idas ao veterinário e ajuda as pessoas a poupar”, acrescentou o apresentador.

Com todas as rubricas o programa torna-se muito dinâmico e “mais próximo das pessoas”, o que se tem refletido nas audiências, que “têm crescido e há uma fidelização”. Além disso, acabou por ganhar espaço com a saída da “Praça da Alegria” da RTP/Porto: “Foi bom para nós em termos de audiência. Enquanto profissional não é nada bom”.

Este é o único programa televisivo das manhãs com apenas um apresentador, algo que não intimida Ricardo Couto, de 41 anos, que deixou para trás o curso superior de educação física para se dedicar ao entretenimento na comunicação. “Temos que perceber a dimensão do Porto Canal e não existem muitas duplas, não me faz confusão estar a apresentar sozinho”, confessou.

No final de julho o programa vai fazer a pausa de verão e regressa em setembro com um novo horário.