Atualidade

Will Smith pede desculpa a Chris Rock por agressão nos Oscares: “Tenho vergonha”

O ator norte-americano Will Smith, pediu desculpas publicamente  ao humorista Chris Rock, 24 horas depois, por tê-lo agredido no domingo, na cerimónia dos Óscares. O ator de 53 anos admitiu que sente “vergonha” por ter passado os limites e que o seu comportamento foi “inaceitável e indesculpável“.

A violência, em todas as formas, é venenosa e destrutiva. O meu comportamento ontem [domingo] à noite nos prémios da Academia foi inaceitável e indesculpável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim e reagi emocionalmente“, confessou Will Smith numa declaração partilhada nas redes sociais.

Dirigindo-se diretamente a Chris Rock, Will pediu-lhe desculpas pela agressão, que aconteceu em direto, na cerimónia dos Óscares, na qual acabou por ser distinguido como Melhor Ator, pela participação no filme “King Richard: Para além do jogo”. “Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu estava fora de linha e estava errado. Estou envergonhado e as minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência num mundo de amor e bondade“, assumiu, estendendo o pedido de desculpas “à Academia, aos produtores do programa, a todos os participantes e a todos que assistem ao redor do mundo“.

Will Smith terminou sublinhando: “Eu gostaria de me desculpar com a Família Williams e minha Família King Richard. Lamento profundamente que o meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada linda para todos nós“.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Will Smith (@willsmith)

Recorde-se que o incidente aconteceu quando o humorista Chris Rock, que ia apresentar o Óscar de Melhor Documentário, iniciou a sua intervenção com um número de comédia, onde comparou a mulher de Will Smith, a atriz Jada Pinkett-Smith – que rapou o cabelo, por sofrer de uma doença autoimune, Alopecia, que provoca perda total ou parcial de cabelo -, à tenente O’Neil, “GI Jane”, do filme de Ridley Scott.

Will Smith levantou-se, subiu a palco e deu uma violenta bofetada em Chris Rock, regressando ao seu lugar, de onde vociferou: “Mantém o nome da minha mulher fora da sua m**** da tua boca“.

Chris Rock continuou a apresentação, sem dar parte de fraco.

Whoopi Goldberg diz que Academia não vai retirar Óscar a Will Smith

Pouco depois, Will Smith voltou a subir ao palco, mas desta vez para receber o Óscar de Melhor Ator. Em lágrimas, pediu logo ali desculpas à Academia e aos nomeados, mas não ao colega que agrediu, tentando justificar o seu comportamento, sem mencionar o triste episódio.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Naz Nazy (@the.private.diary)

Segunda-feira a Academia de Cinema dos Estados Unidos condenou a agressão e revelou que iria analisar o caso e tirar daí as consequências.

No entanto, a atriz Whoopi Goldberg, que faz parte do do Conselho de Governadores da Academia, referiu em declarações à ABC que não vai ser retirado o Óscar a Will Smith.

Will Smith irá poder manter o Óscar de ‘Melhor Ator’ que ganhou pela sua interpretação em ‘King Richards’.

A possibilidade da distinção ser retirada ao ator, devido à agressão, ainda foi levantada, contudo, a mesma não passa de rumores, segundo Goldberg. “Acho que foi uma série de coisas acumuladas. Exagerou na reação… Ele teve um daqueles momentos. Percebo, nem toda a gente se comporta da maneira que gostaríamos sobre pressão. Ele perdeu as estribeiras“, referiu.

Não lhe vamos tirar o Óscar. Haverá consequências, tenho a certeza, mas não acho que é isso que lhe irão fazer, sobretudo porque o Chris disse que não iria apresentar queixa“.

Note-se que o Conselho de Governadores da Academia, composto por mais de 9.000 membros do cinema, tem o poder de disciplinar os membros que violarem o seu código de conduta através de um voto de suspensão ou expulsão da Academia.

Foto: Instagram Jada Pinkett-Smith