Atualidade

Funeral do duque de Edimburgo transmitido em direto; saiba os pormenores

O funeral do príncipe consorte, marido da rainha Isabel II, que morreu, a 9 de abril, aos 99 anos, será transmitido em direto na televisão e no canal do YouTube da família real. A cerimónia terá lugar na Capela de São Jorge no Castelo de Windsor às 15h locais, mesma hora que Lisboa.

Será um funeral real e não de Estado, com a maioria dos detalhes estabelecidos de acordo com os desejos pessoais do duque de Edimburgo e de acordo com as restrições impostas para conter o surto de covid-19. Apenas 30 pessoas poderão assistir à despedida do príncipe Philip, duque de Edimburgo.

Além da rainha, estarão todos os filhos, netos e respectivos cônjuges (excepto Meghan Markle, mulher de Harry), os dois sobrinhos da monarca, filhos da malograda princesa Margarida, primos tanto de Isabel II como de Filipe, descendentes da rainha Vitória, e os dois sobrinhos-netos de Filipe: Bernhard, príncipe herdeiro da casa alemã de Baden, e Philipp, da casa nobre germânica de Hohenlohe-Langenburg.

Não haverá acesso público, não serão realizadas procissões públicas e o funeral terá lugar inteiramente dentro dos terrenos do Castelo de Windsor.

O serviço começará com um minuto nacional de silêncio. No final, o corpo do marido da rainha Isabel II, será sepultado no Jazigo Real da capela.

Os membros da família real não irão usar uniformes militares.

Um coro de quatro pessoas cantará peças musicais escolhidas pelo príncipe antes da sua morte. A rainha estará sentada sozinha durante o culto.

Príncipe Philip projetou carro para transportar o seu caixão no funeral

A Família Real divulgou imagens do carro funerário. Projetado pelo próprio duque de Edimburgo, o Land Rover levará o seu caixão na cerimónia fúnebre até  Capela St. George .

O duque trabalhou na criação deste veículo modificado durante 16 anos, começou em 2003, ano em que completou 82 anos.

O duque, que serviu na Marinha Real na Segunda Guerra Mundial, solicitou que a carroceria na cor original Verde Belize fosse trocada para Verde Bronze Escuro, cor usada para muitos Land Rovers militares.

Ele também projetou a seção traseira superior aberta onde o seu caixão ficará, feito de acordo com o seu tamanho, incluindo as alças de borracha em pinos de metal prateados conhecidos como “batentes”, que impedem o caixão de se mover.

O Defender foi feito na fábrica da Land Rover em Solihull, na Inglaterra, e o duque supervisionou as modificações, fazendo os ajustes finais em 2019, ano em que completou 98 anos.

A função original do veículo seria transportar o duque desde o arco central Wellington Arch, no centro de Londres, para Windsor, a 35 quilómetros de distância, mas a pandemia restringiu esses planos.

O duque usou Land Rovers ao longo da sua vida adulta e conduziu pessoalmente os Obama para almoçar num Range Rover em 2016.