Atualidade

Morreu o príncipe Philip, marido da rainha Isabel II

O príncipe Philip, duque de Edimburgo e marido da rainha Isabel II, morreu esta sexta-feira, dia 9 de abril, anunciou a casa real em comunicado. Tinha 99 anos.

É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. A Família Real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto pela sua perda. Novos anúncios serão feitos oportunamente” pode ser lido no texto, que aparece acompanhado por uma imagem a preto e branco do Duque, que em meados de março recebeu alta após ter sido internado no Hospital King Edward VII e no Hospital St Bartholomew durante um mês.

O marido da Rainha, que completaria 100 anos em junho, recebeu “tratamento para uma infeção” e foi “operado devido a um problema pré-existente“.

Nascido príncipe da Grécia e da Dinamarca, o seu destino esteve para sempre ligado ao do Reino Unido quando em 20 de novembro de 1947 casou com Isabel II com quem teve quatro filhos: os príncipes Carlos, Ana, André e Eduardo.

Desde então permaneceu o vassalo mais fiel de Sua Majestade por quase sete décadas, servindo ativamente para a Coroa até os 96 anos de idade.