Lifestyle

O que saber antes de arrendar uma casa

A experiência de mudança para uma nova habitação é sempre uma que nos tende a encher de esperança pelas oportunidades de um novo começo.
Aparte as preferências pessoais e orçamento de cada um, existem alguns pontos essenciais a que deve estar atento e os quais podem significar se deve, ou não, colocar a razão à frente da emoção na hora de se decidir.

Ainda que o compromisso seja mais flexível do que aquele que envolve a compra de uma casa, o arrendamento comporta também algumas razões que devem ser ponderadas de antemão para garantir que tomou a opção correta.

Necessidades Pessoais

Estas devem ser sempre o motivo primordial.
Uma grande parte das pessoas procura nova casa porque a família está a crescer ou por motivos profissionais, porém, não deve descartar a importância que o valor do arrendamento terá no seu orçamento mensal.
É recomendável que a taxa de esforço nunca ultrapasse os 33% e, como tal, deve definir um teto máximo no seu orçamento quando estiver em busca da próxima casa a arrendar.

Visitar em Detalhe

As fotos são promissoras, mas de fato deve optar por visitar o imóvel com tempo e atento a qualquer detalhe.
Não se deixe impressionar por uma camada de tinta nova, mas não a desvalorize completamente.
Analise o estado das zonas mais húmidas da casa e em pontos menos percetíveis. Procure por deformidades, rachas e manchas e faça todas as questões devidas em relação ao isolamento do local.
Verificar se tudo funciona em conformidade também pode significar que não terá problemas com reparações depois da sua mudança.

Esteja Financeiramente Preparado

Arrendar uma casa comporta despesas e, como tal, deverá estar preparado para apresentar uma caução ou garantia por parte de um fiador para assegurar o acesso à sua nova casa.
Muito frequentemente, estes gastos poderão incluir comissões de agências e de processamento de documentação, motivo pelo qual se deverá informar de antemão se tem o fundo de maneio necessário para arrendar a casa em questão.

Obrigações e Direitos Contratuais

Certamente que sempre lhe disseram para ler as letras pequenas e, ainda que grande parte dos contratos de arrendamento sigam normas estandardizadas, é muito importante que tome o seu tempo para o ler em detalhe e questione qualquer ponto que não lhe pareça claro.

Deverá vir estipulado no mesmo as regras para limites de datas de pagamento da renda, duração do contrato, bem como o período de notificação caso queira cessar o seu acordo.
Um contrato deverá ser elaborado de forma a protegê-lo a si e ao proprietário de forma equitativa.

Uma Opção Válida

Com os preços do arrendamento a assistirem a um decréscimo acentuado, poderá encontrar desta forma uma oportunidade atrativa em conseguir uma nova habitação por um preço mais justo.

Para muitos que não desejam o compromisso de longo prazo ou não possuem forma de dar garantias para enormes investimentos de compra, o arrendamento continua a ser uma opção altamente viável no que se refere à obtenção de habitação.