Atualidade

Boris Johnson emocionado após alta hospitalar: “Obrigado ao Luís, do Porto”

O primeiro-ministro britânico agradeceu este domingo a um enfermeiro português pela dedicação que teve para com ele durante o seu internamento no Hospital St. Thomas, em Londres, onde esteve durante uma semana devido à infeção com covid-19.

Boris Johnson, de 55 anos, foi o primeiro líder mundial a ser diagnosticado com a doença, a 26 de março, inicialmente com sintomas ligeiros de tosse e febre, o que o levou a continuar a trabalhar, embora em isolamento. No dia 5 de abril teve de ser hospitalizado devido à persistência dos sintomas.

No dia em que deixou o hospital e recebeu alta, agradeceu aos profissionais do serviço nacional de saúde britânico (sob a sigla NHS) num vídeo publicado nas redes sociais.

Quero agradecer às muitas enfermeiras, homens e mulheres, cujos cuidados têm sido tão surpreendentes. Vou esquecer alguns nomes, então perdoem-me, mas quero agradecer a Po Ling e Shannon e Emily e Angel e Connie e Becky e Rachael e Nicky e Ann“, refeiu.

E espero que não se importem se eu mencionar em particular dois enfermeiros que ficaram ao meu lado durante 48 horas quando as coisas poderiam ter dado para o torto. São a Jenny da Nova Zelândia, Invercargill, na Ilha Sul, para ser exato, e Luís, de Portugal, que é de uma localidade perto do Porto“, acrescentou emocionado.

A razão pela qual nunca faltou oxigénio ao meu cargo, tem a ver com o facto destes dois enfermeiros terem estado comigo a cada segundo e a fazer as intervenções necessárias”, revelou.

O jovem enfermeiro português chama-se Luís Pitarma, tem 29 anos, é natural de Aveiro e vive em Londres há mais de cinco anos. Trabalha há dois anos no serviço de cuidados intensivos do Hospital St Thomas’s. Veja o vídeo: