Atualidade

Cristiano Ronaldo é uma referência que gosta de “copiar os bons exemplos”

Aos 34 anos o jogador da Juventus ainda não sabe quando vai pendurar as chuteiras, é um assunto em que não pensa, prefere “desfrutar do momento“. O melhor é mesmo dormir de consciência tranquila, ciente de que trabalhou para conseguir o melhor resultado. Um lema que sempre foi o seu, o trabalho.

O talento hoje em dia não chega, com o trabalho e dedicação, acho que consegues alcançar tudo o que quiseres”, explicou.

O mais importante é ter talento, e eu tenho, sempre tive. Mas se formos olhar para os outros desportos ou para os grandes cientistas, os que ganham prémios Nobel, todos tiveram grande talento, mas acima de tudo foram grandes trabalhadores. E eu gosto de copiar os bons exemplos, não só do desporto, mas também de outras áreas“, assumiu Cristiano Ronaldo na entrevista que concedeu à TVI esta terça-feira.

Ultrapassou o seu melhor sonho com a sua maneira de pensar e tornou-se ele próprio um exemplo a seguir. “Nasci com essa característica (capacidade de trabalho). Foi a minha educação. Tive uma infância difícil, apesar de nunca me ter faltado comida na mesa, mas tive de demonstrar aquilo que era (quando chegou ao Sporting), tive que meter a carninha toda no assador”, recordou.

O meu sonho sempre foi ser profissional de futebol, mas obviamente que nunca pensei ganhar uma bola de ouro”, reconheceu. Percebeu que isso era possível aos “18 ou 19 anos”, quando foi jogar para o Manchester United. Pensou, que embora os colegas de equipa fossem “craques, sentiu “que se fosse bem encaminhado e trabalhador, com o talento que eu tinha, poderia ser o melhor jogador da Premier League“. Sabia que estava “perto de alcançar grandes coisas“.

Apesar de hoje encarar as derrotas com outra leveza, continua a ser “uma pessoa obcecada pelo sucesso, no bom sentido da palavra“, com o foco nas conquistas e sem medo de sair da sua zona de conforto.

Eu nunca pensei ganhar uma Bola de Ouro, quanto mais duas, três, quatro ou cinco. Mas se me perguntas se gostava de ganhar, não vou ser hipócrita e dizer que não. Claro que gostava. Todos os anos quero ganhar a Liga dos Campeões, o campeonato e a Bola de Ouro. E trabalho para isso. A questão é essa, eu trabalho sempre com o intuito de ganhar coisas. Troféus coletivos para chegar depois aos individuais. Essa é a minha maneira de ver o futebol e a minha motivação para me levantar de manhã“, assegurou.

Levanto-me todos os dias com o intuito de ser um grande profissional e conquistar coisas, porque é o meu trabalho“, sublinhou.