Atualidade

Bebé da “mão da esperança” cresceu e já é um adolescente

Tem 16 anos, mas é mais conhecido por ser o bebé que às 21 semanas de gestação (portanto 5 meses e uma semana) ainda estava dentro do útero da mão quando agarrou, com a sua pequenina mão, o dedo do cirurgião.

Foi a 19 de agosto de 1999 que o fotógrafo Michael Clancy imortalizou Samuel Alexander Armas e ainda este não tinha nascido. A imagem, publicada pelo jornal ‘USA Today’, recebeu o nome de “Mão da Esperança” pelo próprio autor.

Havia fotógrafo na sala de cirurgia porque se estava a proceder a uma técnica pioneira médica: uma operação a um feto.

Ainda dentro da barriga da mãe, Samuel foi diagnosticado com espinha bífida, doença rara e congénita que atinge recém-nascidos e que resulta na malformação da coluna vertebral, e era necessário operá-lo para que pudesse sobreviver.

“Durante a operação, Samuel tomou a sua pequena mão através da abertura cirúrgica do útero da sua mãe. Quando o médico levanta a mão, Samuel reage ao toque e agarra o dedo do médico. Como um teste de resistência, o médico balança o pequeno punho. Samuel manteve-se firme. Nesse momento tirei essa foto”, explicou depois o autor da imagem.

Samuel nasceu a 2 de dezembro de 1999, às 36 semanas, através de uma cesariana. A sua mãe, Julie Armas, tinha à data 27 anos e já tinha sofrido dois abortos naturais.

A cirurgia foi realizada por Joseph Brunner (cuja mão aparece na foto e que já descreveu esse momento como o mais emocionante da sua vida), em colaboração com a equipa médica da Universidade de Vanderbilt.

E graças aos profissionais e à cirurgia fetal, Samuel foi uma criança saudável. Hoje em dia, é um jovem, com 16 anos, e mora em Douglas County, no estado da Georgia, nos Estados Unidos da América.

Usa aparelhos nas pernas e cadeira de rodas para o ajudar na locomoção, mas tem a vida de um adolescente comum.

Veja as fotos:

Fotos: Facebook