Cultura

Ruy de Carvalho: Abraça o teatro e espera “coisas boas” da TV

A poucos dias de completar 89 anos – dia 1 de Março -, o ator prepara-se para pisar os palcos do Auditório Municipal Eunice Muñoz com a peça “A Dama das Camélias”, protagonizada por Sofia Alves.

Uma peça inspirada em factos reais documentados por Alexandre Dumas Filho e recriada ao longo dos tempos por inúmeras companhias um pouco por todo o Mundo, na qual em 1962, num projeto da RTP o próprio Ruy de Carvalho deu vida a Armando Duval, personagem agora desempenhada por Pedro Carvalho.

Desta feita, ao “mestre” – como muitos dos seus pares o apelidam – cabe a tarefa de vestir a pele do pai do protagonista: Jorge Duval.

“É sempre um prazer chegar à conclusão que um dia se pode fazer o pai de uma personagem à qual já demos vida”, realça o consagrado ator mostrando-se “feliz” pelo convite que lhe foi feito. “É um juntar de tudo de bom: a companhia, voltar a trabalhar com a Sofia – desta vez em teatro, o que nunca tinha acontecido – e com o Celso, bem como com o restante elenco e claro, voltar a uma casa que tem o nome de uma grande amiga, Eunice Muñoz”, contou Ruy de Carvalho à Move Noticias.

Crente que a peça “será um sucesso”, o ator convida o público para ir ao teatro na medida em que este “é um espetáculo económico”.

JMO_2679

Sob direção de Celso Cleto, “um grande amigo”, “A Dama das Camélias” é o espetáculo que dá início à Temporada 2016/2017 da Dramax- Centro de Artes Dramáticas de Oeiras, no ano em que a companhia comemora uma década de existência.

Do elenco, com Sofia Alves como cabeça de cartaz, fazem ainda parte nomes como, Carmen Santos, Carlos Santos, Helena Veloso, Igor Sampaio, João de Carvalho, Joel Branco, Paula Marcelo, Rita Cleto e Tiago Careto.

A estreia está agendada para o próximo dia 25 de Fevereiro, permanecendo em cena até ao dia 3 de Abril, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras.

JMO_2732

Sem data de regresso à TV

À margem deste projeto o ator continua em digressão com “Trovas e Canções – Atores, Poetas e Cantores”, da autoria da sua filha Paula Carvalho, que estreou há mais de um ano. Na televisão continua sem data de regresso. “Se não me chamam é porque não precisam de mim, está nas mãos deles”, lamenta.

Embora no ar com “Bem vindos a Beirais” e “Inspector Max”, Ruy já não grava há “mais de oito meses”. Saudoso do burburinho diário, salienta que “o que gosto mesmo é de representar”. “Ainda que no teatro haja outro calor, a televisão também me dá muita coisa de bom”, conclui.

JMO_2717

 

Fotos: Alexandra Martins Do Vale