Saúde & bem-estar

Ainda espreita o Facebook do ‘ex’? A ciência explica porquê

Dizem os mais velhos que o Facebook estraga relações. Mas também ajuda a perceber o que se passa depois desse fim.

Segundo uma investigação da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, uma boa parte das pessoas sente vontade de perceber como os/as ‘ex’ estão na sequência do terminar da relação.

Diz a investigação que aqueles que sentem uma maior ansiedade em relação à rutura e assumem um maior compromisso, apresentam uma maior probabilidade de seguir vida dos/as antigos companheiros/as nas redes sociais.

Com o aparecimento das redes sociais, as relações amorosas nunca mais foram as mesmas. Na verdade, nada continuou a ser como era.

Para perceber o impacto que este tipo de ferramentas tem no comportamento das pessoas pós-separação, os cientistas decidiram passar a pente fino o tempo de uso, assim como o tipo de uso feito.

O questionário analisou a prevalência desta ‘perseguição’ online através do Facebook, quer por parte de homens como de mulheres.

“O compromisso permitiu prever o a angústia emocional depois da rutura. Este sentimento foi capaz de prever a monitorização do parceiro imediatamente depois do final da relação, particularmente nos casos daqueles que não iniciaram o final da relação”.

Uma das conclusões finais da equipa de investigadores é que a forma mais fácil de ultrapassar o final da relação é remover o/a ‘ex’ da lista digital de amigos nas redes sociais.

Foto: Instagram/brangelinanews