Atualidade

Conheça a ‘Baleia Rosa’, criada para destruir o jogo online ‘Baleia Azul’

A ‘Baleia Azul’ surgiu numa rede social russa e tem conquistado adeptos por todo o mundo, apesar de ser polémico. O objetivo é cumprir ‘tarefas’ com a necessidade de se marcarem letras, símbolos e palavras no corpo, através de cortes. A última etapa do jogo online é o suicídio.

Escusado será dizer que o jogo está a preocupar o mundo e principalmente os pais de jovens e adolescentes. Em Portugal já houve duas vítimas que, felizmente, conseguiram ser resgatadas pela equipa de socorro antes de haver uma tragédia.

De forma a combater a ‘Baleia Azul’, nasceu a ‘Baleia Rosa’. Trata-se de uma iniciativa que apela à positividade, através de 50 desafios de valorização à vida.

Dicas como agradecer, elogiar-nos a nós próprios e perdoar são algumas das tarefas dos participantes.

A ‘Baleia Rosa’ foi criada por um designer e uma publicitária brasileiros que trabalham juntos. Os dois contaram à Globo que a página tem recebido muitas mensagens de crianças a pedir ajuda e, por isso, não querem identificar-se para não dar um rosto à página.

A missão da página é alertar as crianças para não entrarem em jogos perigosos como o da ‘Baleia Azul’. “Estamos também a procurar um caminho profissional porque estamos a falar com pessoas que estão a passar por situações muito difíceis e queremos arranjar uma forma de ajudar”, acrescentaram os criadores da página que se encontra disponível no Facebook, Twitter e Instagram.

Já agora, conheça alguns dos desafios ‘cor-de-rosa’:

Fotos: Facebook