Lifestyle

Estes são os Mercados de Natal mais espetaculares do país e do mundo

Com o verão alongado que 2017 nos ofereceu, até parece mentira dizer que a época do Natal já está a chegar. Os mercados de Natal são uma das melhores formas de começar a sentir alguma da magia e tradição da quadra natalícia.

Dos que mais parecem parques de diversão aos mais tradicionais, bem ao jeito dos mercados europeus que se afirmam como destinos turísticos, de norte a sul do país não faltam opções para começar a fazer as compras de Natal.

Neles não se encontram apenas as tradicionais bancas de artesanato ou gastronomia: há cada vez mais opções de compras de presentes, para todas as preferências, carteiras e faixas etárias. Uma forma, em todo o caso, de fugir à confusão dos centros comerciais, apostando na compra do que é local, português e autêntico.

Alameda Shop & Spot (Antas, Porto)

Xmas Market, assim se chamam os mercados de Natal que este ano têm lugar nos centros comerciais Alameda Shop & Spot, no Porto, e Fórum Aveiro, em Aveiro. O mercado do centro comercial do Porto, que começou dia 24, recebe as primeiras oito marcas, ideais para quem procura «prendas de Natal diferentes e com personalidade». O mercado, de entrada gratuita, funciona nos dias 24 a 26 de novembro; 1 a 3 de dezembro; 8 a 10 de dezembro; 15 a 17 de dezembro e 21 a 23 de dezembro (este último de quinta-feira a sábado), das 11h00 às 22h00.

Fórum Aveiro (Aveiro)

Aveiro recebe também o Xmas Market nas mesmas datas que o do Porto, podendo os clientes esperar um mercado à semelhança dos que se veem nas principais cidades europeias. Em conjunto, ambos os eventos concentram mais de 80 marcas exclusivamente portuguesas, com «uma linha e identidade muito próprias». No fim de semana de 25 e 26 de novembro, os dois centros comerciais reúnem no total 16 marcas com propostas de vestuário, decoração, acessórios e presentes para crianças.

Óbidos Vila Natal (Óbidos)

A vila e cerca do Castelo de Óbidos preparam-se para concentrar todas as atenções das famílias com a Óbidos Vila Natal, um dos maiores eventos do género no país. Em dois palcos haverá espetáculos de marionetas, malabarismos, magia e animação. Em paralelo, um sem número de diversões: pistas de gelo para adultos e crianças, sessões de pinturas faciais, um simulador de realidade aumentada, um carrossel tradicional, um comboio, uma rampa de gelo e muitas atividades mais ou menos radicais. A não faltar, uma zona de gastronomia com produtos regionais e os restaurantes da vila.

Presépio em tamanho real (Reguengos de Monsaraz)

Um presépio com figuras em tamanho real promete animar as ruas da vila medieval de Monsaraz a partir de dia 1 de dezembro, com inauguração às 11h30 junto à porta da vila. A escultora Teresa Martins construiu 46 peças em ferro e rede, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, e com caras e mãos feitas em cerâmica. As esculturas em tamanho real, iluminadas durante a noite, vão estar em exposição até dia 6 de janeiro. Um motivo para conhecer os restantes atrativos natalícios de Reguengos de Monsaraz.

Cascais Christmas Village (Cascais)

Cascais prepara-se para acolher o espírito natalício já a partir do dia 6 de dezembro com o Christmas Village, montado na Baía de Cascais. Além daquela que é a maior roda gigante do país, haverá a Casa do Pai Natal para animar as crianças, um cenário de bosque encantado com renas verdadeiras, um carrossel de Natal e uma pista de gelo, entre outras diversões. A programação, que termina a 1 de janeiro, inclui ainda um presépio humano, um mercado de Natal e pontos de restauração.

Christmas Sensations Market

O Christmas Sensations Market vai realizar a sua 15ª edição especial de Natal no Hotel Intercontinental na Avenida dos Aliados no Porto, nos dias 02 e 03 de dezembro, das 11h às 19h com entrada gratuita.

Muitas marcas de senhora homem e criança, decoração, acessórios, bijuteria, hand made, calçado, vinhos e sabores, e mesas de beneficência para quem quiser ajudar várias instituições.

Wonderland Lisboa (Lisboa)

O mercado de Natal Wonderland Lisboa regressa ao Parque Eduardo VII a partir de dia 1 de dezembro, animando a cidade até 1 de janeiro de 2018. Este ano, com o dobro da área e das atrações. Uma aldeia de Natal especialmente dedicada ao público infantil e uma pista de gelo com mais de 800 metros quadrados para patinar e fazer piruetas estão entre as principais diversões, mas também lá estará a roda gigante, com mais de 25 metros de altura, e o mercado de Natal com propostas para todos os gostos e carteiras. A Wonderland Lisboa tem entrada gratuita.

Mercado de Natal do Campo Pequeno (Lisboa)

A arena do Campo Pequeno vai dar lugar ao já tradicional Mercado de Natal, com mais de 100 expositores de marcas e produtos nacionais, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. Livros, peças de design, produtos ecológicos, vestuário, cerâmica, joalharia, decoração, brinquedos, artes plásticas, produtos gourmet e bio, chocolate e vinhos são alguns dos produtos que os visitantes poderão comprar. Em destaque nesta edição, o lançamento da marca Fratellini, de gelados sociais artesanais. A programação reserva ainda workshops sobre alimentação, sustentabilidade e ofícios. O Mercado de Natal do Campo Pequeno vai funcionar das 11h30 às 21h30, com o valor de entrada de 2 euros (um euro dedutível em compras iguais ou superiores a 8 euros).

Anjos70 Art & Flea Market X-mas (Lisboa)

Mais de uma centena de bancas, muitas delas com produtos artesanais, moda vintage, decoração, roupas em segunda mão, acessórios e artwork prometem fazer do Anjos70 Art & Flea Market *Xmas* um ponto de passagem obrigatório para quem quer começar já a riscar da lista os presentes de Natal que vai oferecer. A entrada neste mercado, organizado pelo projeto Anjos70 em Regueirão dos Anjos, na zona do Intendente, é gratuita.

Mercado de Natal (CCB, Lisboa)

O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, propõe já há mais de uma década um mercado de Natal mais cultural do que os habituais, e este ano não é exceção, com edições dia 3 e 17 de dezembro, abertas das 10h00 às 18h00. Workshops e showcookings são algumas das atividades programadas, num mercado com bancas de roupa vintage, discos, produtos biológicos e peças de decoração. O Natal no CCB termina com a projeção de uma versão digital restaurada de «Mary Poppins», o filme de 1964 da Disney, no dia 23 de dezembro, às 16h00, com bilhetes ao preço único de 7 euros.

Crafts & Design (Jardim da Estrela, Lisboa)

Dezembro traz três edições de Natal do mercado Crafts & Design, com arraiais montados no Jardim da Estrela. Por ali vão passar marcas de design e marcas urbanas, mas também um teatro de rua para animar crianças e adultos. Este mercado decorre nos dias 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de dezembro, das 10h às 18h, no Jardim da Estrela.

Feiras do Livro de Natal (Pinhal Novo e Palmela)

As feiras do livro no concelho de Palmela estão de volta, desta vez no no âmbito da quadra natalícia. O Mercado Municipal de Pinhal Novo começa por receber a primeira feira, que termina no domingo, dia 26 de novembro, com uma variedade de títulos com desconto de 10% sobre preço de capa. Em dezembro, entre os dias 12 e 16, é a vez de a Biblioteca Municipal de Palmela acolher a iniciativa, que tem como objetivo a promoção do livro e de hábitos de leitura, em particular, junto do público mais jovem.

Mercado de Natal (Setúbal)

Um mercado de Natal com bancas de artesanato urbano e tradicional, artigos vintage e produtos regionais, instalado na Praça do Bocage, no centro histórico de Setúbal, promete atrair centenas de visitantes à cidade do Sado, entre os dias 1 e 24 de dezembro. O mercado vai funcionar das 10h00 às 19h00, enquanto decorrem animações em várias ruas da baixa nos dias 1, 2, 8, 9, 16 e 23, entre as 11h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 18h00. Da vasta programação destaca-se a chegada da figura do Pai Natal à baixa, com lançamento de neve, no feriado de dia 1 de dezembro, na Praça do Bocage, às 11h00.

Mercado de Natal do Mosteiro do Penha Longa Resort (Algarve)

O Mercado de Natal do Penha Longa Resort assinala a 5ª edição ao longo dos dias 2 e 3 de dezembro com momentos de animação para as crianças (Pai Natal incluído), workshops de bolachas de Natal, pinturas faciais, uma floresta encantada e uma fábrica de presentes com duendes. Enquanto as crianças brincam, os adultos podem fazer compras de vestuário, livros, produtos gourmet, brinquedos tradicionais e objetos de decoração. O evento vai estar aberto das 11h00 às 18h00, com entrada gratuita.

Mercado de Navidad (Madrid, Espanha)

Este é o mercado mais tradicional de Madrid e remota a 1860. Festejado na praça principal da cidade, La Plaza Mayor, é famoso pelas suas figuras do presépio de Belém, as 140 bancas e os presentes misteriosos para serem oferecidos no Dia dos Inocentes a 28 de Dezembro, dia em que os madrilenos pregam partidas uns aos outros – dia equivalente ao Dia das Mentiras.

Christkindelsmärik (Estrasburgo, França)

Visto como um clássico dos mercados de Natal europeus, o Christkindelsmärik de Estrasburgo – também conhecido como Marché de l’Enfant Jésus – é um dos mais antigos da Europa, datando a 1570. Com 300 chalés de madeira espalhados por 11 aldeias temáticas no centro da cidade, o mercado principal fica na Place de la Cathédral e oferece um leque variado de artesanato, decorações e especialidades sazonais.

Quanto às tradições natalícias, aqui poderá encontrar vin chaud (vinho quente) e biscoitos bredele, uma especialidade local com sabores desde avelã, laranja, canela ou praliné. É caso para dizer “Bon appétit”!

Dresdner Striezelmarkt (Dresden, Alemanha)

Foto: Landeshauptstadt Dresden Sylvio Dittrich

O mercado mais antigo da Alemanha já conta com quase 600 anos. Aqui, os artesãos da região reúnem-se em cerca de 250 bancas, oferecendo desde enfeites de madeira e quebra-nozes a pirâmides de velas tradicionais.

Aqui encontrará o maior arco de Natal do mundo, bem como um parque de aventuras para crianças com um teatro de marionetas, um carrossel e um caminho-de-ferro infantil.

O nome do mercado faz referência a Strüzel ou Stroczel, um bolo com frutos que é vendido no mercado, agora conhecido como Stollen. Poderá encontrar outras iguarias doces e salgadas como os famosos Glühwein (vinho quente) e Pulsnitzer Pfefferkuchen (pão de gengibre recheado de doce e coberto de chocolate).

Jardins Tivoli (Copenhaga, Dinamarca)

Foto: VisitDenmark

O mercado de Natal tradicional de Copenhaga decorre no segundo mais antigo parque de diversões do mundo, os Jardins Tivoli. Este conta com centenas de árvores de Natal e é iluminado com milhares de luzes, tendo o aroma a amêndoas tostadas por todos os cantos. O cenário natalício fica completo com um lago congelado transformado em rinque de patinagem.

Contemple a arte e artesanato que existem nas várias banquinhas e coma uma mão cheia de æbleskiver (pequenas almofadas de maçãs) com açúcar para completar a experiência. Guarde um espacinho no estômago para a sanduíche de porco assado com couve roxa antes de dar uma volta no The Star Flyer, um baloiço de 80 metros de altura com vista sobre a cidade.

Stortorget Julmarknad (Estocolmo, Suécia)

Foto: Michael Caven

Situa-se no coração da Cidade Velha de Estocolmo e é um dos mercados de Natal mais antigos que existem – é, sem dúvida, o mais antigo da Suécia, tendo tido início em 1837. Este mercado tradicional decorre na praça central da cidade e conta com 40 bancas vermelhas que condizem na perfeição com o cenário histórico onde se situam.

Enquanto explora o artesanato local, opte por aquecer-se com um copo de glögg (vinho quente doce com uma mistura aromática de especiarias), e não deixe de provar os doces de Natal suecos tradicionais como as pepparkakor (bolachas de pimenta) e os saffransbullar (pães de açafrão). Já provou carne de alce ou rena? Então não perca também essa oportunidade.

Piața Mare (Sibiu, Roménia)

Foto: Octavian Serban

Com três bonitas cordilheiras ao seu redor, o mercado de Natal de Sibiu situa-se na Grande Praça, no centro histórico da cidade, e é romântico por natureza.

Opte por passear ao longo dos 70 casebres e aprecie a cerâmica, peles e brinquedos de madeira, antes de ir para o rinque de patinagem ou o parque infantil. Aqui, a fome ataca-se com vinho quente, pão de gengibre e castanhas assadas, porém deixe algum espaço para o cozonac (pão doce) e o Kürtőskalács (um bolo no espeto em forma de cone).

Bonita em qualquer altura, nesta altura do ano é muito provável que Sibiu o brinde com um Natal branquinho.

Mercado de Natal de Toronto (Toronto, ON, Canadá)

Para variar do vinho quente dos mercados europeus, dirija-se até ao Distillery District de Toronto para descobrir os rituais natalícios do Canadá.

O espírito festivo começa-se a sentir graças às ruas calcetadas e às fachadas de tijolo industriais, as bancas de madeira e a casa de gengibre em tamanho real.

Nas bancas de comida encontrará tudo desde as bratwursts alemãs aos waffles belgas, não descurando o poutine: um prato canadiano que mistura batatas fritas com molho e coalhos de queijo branco.

Ao longo de todas as bancas encontrará vários presentes distintos como velas de cera de abelhas, brinquedos de madeira e até meias de bacon.

Aproveite o facto de estar no distrito das destilarias para provar o vinho, cerveja e bebidas brancas.

A Praça Vermelha (Moscovo, Rússia)

A feira de Natal da Praça Vermelha de Moscovo conta com a majestosa Catedral de São Basílio como pano de fundo e está rodeada das muralhas imponentes do Kremlin, sendo um dos mercados de Natal mais impressionantes.

Conta com 20 bancas que vendem decorações de Natal e lembranças locais, como bonecas russas artesanais e outros brinquedos Khokhloma pintados à mão. Lá terá ainda um dos maiores ringues de patinagem de Moscovo, bem como um pequeno parque para as crianças.

Siga para as bancas de comida para provar pratos tradicionais russos, como batatas assadas com cogumelos e pickles, ou panquecas com caviar. Termine com a inevitável combinação natalícia: vinho quente e pão de gengibre russo.

Como os russos só celebram o Natal a 7 de Janeiro, o mercado dura até ao final desse mês. Tem imenso tempo para aproveitar.

Christkindlmarket (Chicago, IL, EUA)

Inspirado no Christkindlesmarkt de Nuremberga, Chicago reproduziu à letra o mercado de Natal original alemão, completo com todos os pormenores festivos. Fica situado na Daley Plaza na baixa de Chicago e é o maior mercado de Natal alemão nos Estados Unidos.

Centenas de banquinhas às riscas oferecem produtos típicos alemães como quebra-nozes e relógios de cuco da Floresta Negra, mas também encontras ponchos ecuatorianos e um leque de presentes artesanais.

As estrelas da festa são, no entanto, os vendedores de comida. Experimente iguarias do inverno bávaro como salsichas bratwurst, sauerkraut (couve em vinagre), sopas goulash e schnitzel. Acabe com maçãs assadas, pretzels gourmet e, claro, o Glühwein, desta vez servido numa caneca em forma de bota, para quem não se cansa da bugiganga de Natal.

Christkindlmarkt (Salzburgo, Áustria)

À sombra de uma igreja imponente, com um castelo medieval no topo de uma colina como pano de fundo, o mercado de Natal de Salzburgo é do mais romântico mercados de Natal que há. As suas 95 banquinhas estão divididas em seis seções diferentes e vendem tudo desde flores e têxteis a artesanato, brinquedos e decorações cintilantes.

Siga o seu nariz até à zona da comida pelo aroma a gebrannten Mandeln (amêndoas tostadas), o cheiro típico do Christkindlmarkt. Mais uma vez, não se pode ir embora sem provar o Glühwein, que combina bem com as castanhas assadas, as Bratapfel (maças assadas) e os corações de pão de gengibre. Pode ser difícil parar, mas também só é Natal uma vez por ano.

Praça do Centro Histórico (Praga, República Checa)

No que toca a mercados de Natal, Praga sabe o que faz. A cidade está cheia tanto de mercados de Natal como de espírito festivo, mas o melhor de todos fica no coração da Cidade Velha. Aqui as filas de cabanas de madeira, que se concentram à volta de uma enorme árvore de Natal, vendem as lembranças do costume: joalharia, velas, cristais, brinquedos em madeira e trabalhos em vidro.

As bancas de comida oferecem gastronomia tradicional checa como porco assado e chouriço, e uma variedade de especialidades de Natal locais. Mate a sede com um pouco de medovina – uma espécie de vinho de mel refrescante.

Plaisirs d’Hiver (Bruxelas, Bélgica)

Com cerca de 240 chalés de madeira, o mercado de Natal Plaisirs d’Hiver de Bruxelas – que significa Prazeres de Inverno – vai manter-te entretido horas a fio, e estende-se desde a Grand Place até à Place St. Catherine.

Velas artesanais, brinquedos, artigos de couro e objetos natalícios são o que não falta, mas a verdadeira atração é a comida tradicional belga: waffles e chocolate, mexilhões, salsichas frescas, queijos, pão…. e não esqueçamos as batas fritas belgas. Tome uma boa cerveja para ajudar na digestão e experimente, claro, a versão local do vinho quente – o Vin Chaud.

Um festim como este pode merecer uma sesta, mas com um rinque de patinagem, uma roda-gigante, carrosséis ‘steampunk’ e escorregas gigantes, a sesta vai ter de esperar.

Albert Square (Manchester, Inglaterra)

Enquanto a tradição de mercados de Natal tem origem na Europa continental, os britânicos não ficam atrás, e o mercado de Manchester, à volta da Albert Square é uma experiência a não perder. Com 300 bancas divididas em seções – um mercado do mundo, um mercado francês, um mercado alemão e uma secção para famílias com um rinque de patinagem na Cathedral Gardens – vai ter com o que se entreter o dia inteiro.

Mais uma vez, encontra tudo desde artesanato a iguarias de toda a Europa, mas é nas bancas de comida que vai querer passar a maioria do teu tempo. Com uma ampla seleção internacional, pode provar tudo desde Strudels bávaros (folhados recheados de fruta) ou crepes franceses a Flammkuchen alemão (uma espécie de pizza com queijo e carne) ou tostas de queijo ao estilo de Manchester.

Cidade Velha (Riga, Letónia)

O mercado de Natal principal da capital da Letónia parece saído de um conto de fadas. Situado na praça da catedral no coração do centro histórico de Riga, uma pérola de Arte Nouveau reconhecida como Património Mundial da UNESCO, este mercado está atolado de artesanato local, nomeadamente castiçais esculpidos em madeira letã, velas de cera e artigos de malha para um inverno quentinho.

Aqueça-se com vinho quente enquanto mordisca umas amêndoas tostadas ou se delicia com um pão de gengibre doce. Não deixe de provar as carnes fumadas e leve para casa um frasco do famoso mel da Letónia.

Christkindlesmarkt (Nuremberga, Alemanha)

O mercado de Natal de Nuremberga data do século XVII e, com as suas 180 banquinhas às riscas vermelhas e brancas concentradas à volta da praça central do centro histórico da cidade, é um dos maiores mercados de Natal da Alemanha.

Em Nuremberga dão um toque de originalidade ao seu vinho quente, oferecendo uma versão com mirtilos chamada Heidelbeer Glühwein, para acompanhar um leque de especialidades locais como o Nürnberger Lebkuchen (pão de gengibre coberto de chocolate) e as lendárias salsichas grelhadas de Nuremberga – pequenas salsichas servidas a monte baseadas numa receita patenteada de 1497.

Rua San Gregorio Armeno (Nápoles, Itália)

Algo fora do normal, a encantadora rua San Gregorio Armeno em Nápoles ganha vida à volta do Natal, as suas muitas lojas a vender figuras de presépio de todo o género e feitio. Construir o teu próprio presépio é uma tradição local e vale literalmente tudo: figuras de Jesus e da Virgem Maria ao lado de animais exóticos, padeiros de pizza e toda uma panóplia de caricaturas de personagens famosas.

Uma vez que tenha construído o teu bizarro mostruário de Natal, encha-se de um leque de iguarias de Natal napolitanas como biscoitos rococo, bolachas susamielli e bolas struffoli fritas. Buon appetito!

Se estava à procura de algo que o fizesse começar a entrar no espírito natalício, não precisa de procurar mais. Estes mercados farão as delícias de miúdos e graúdos por isso deixe a meia junto à chaminé e apanhe não o trenó, mas sim o avião para qualquer um destes fantásticos destinos.

Fotos: Facebook e Momondo