Lifestyle

Portugal espalhado pelo Mundo: os 7 locais a visitar

Portugal encontra-se espelhado em todo o mundo. Desde África até às Américas ou Ásia, são vários os monumentos portugueses que mantêm viva a cultura portuguesa no mundo.

A momondo desafia-o, assim, a conhecer estas sete maravilhas de origem portuguesa. Descubra quais são e surpreenda-se.

1. Cidade Velha de Santiago, Cabo Verde

Foi graças à sua influência cultural que hoje em dia a cultura portuguesa é tão conhecida e tal nota-se, sem sombras de dúvida, no continente africano.

A Cidade Velha de Santiago, em Cabo Verde, foi a primeira cidade construída pelos europeus a sul do deserto do Saara e são as suas riquezas locais que fazem de si um local de excelência com uma forte presença do património português, sendo desde pelourinhos a igrejas do estilo manuelino, à Companhia de Jesus e passando pelas urbanizações das ruas.

Antigamente conhecida por Ribeira Grande, esta foi a primeira capital de Cabo Verde, tendo servido como ponto de passagem para vários navegadores como Vasco da Gama e Cristóvão Colombo enquanto descobriam o caminho marítimo para as Índias ou para a América.

2. Fortaleza de Mazagão, Marrocos

Construída em 1541, a Fortaleza de Mazagão é, atualmente, um dos monumentos portugueses e uma das fortalezas portuguesas em melhor estado de conservação.

Com uma mistura da cultura portuguesa com a cultura marroquina, possui uma sala com um formato de estrelas, muralhas de 8 metros de altura e 10 de espessura.

Acredita-se que servia para armazenamento de armas, antes de se transformar num reservatório de água, na qual reflecte a luz que entra pelo óculo no topo. Existem, ainda, diversas peças da artilharia portuguesa em exposição nas canhoeiras.

3. Fortaleza de Diu, Índia
É um dos mais robustos monumentos portugueses alguma vez construídos e é considerada uma das fortificações mais bem conseguidas de Portugal na Índia.

Tendo sido construída a partir de 1535, a Fortaleza de Diu sofreu vários ataques e nunca padeceu. Foi um lugar importantíssimo no que toca ao comércio marítimo das especiarias e sedas. Os seus sete quilómetros de perímetro tornam-na num motivo de orgulho para quem vive em Diu.

4. Igreja de São Paulo, Macau – China

Embora já não se ouça falar português em todas as esquinas como antigamente, a verdade é que o território macaense ainda mantém algumas influências do pequeno rectângulo mais ocidental da Europa.

A Igreja de São Paulo, composta pelo Colégio (a primeira instituição de ensino ocidental no Oriente) e as famosas de ruínas de São Paulo, são um bom exemplo disso.

No final de 68 degraus de granito poderá observar a grandiosa fachada da igreja, destruída em 1835 graças a um incêndio.

Esta é a única réstia de arquitetura barroca na China, e é portuguesa. Orgulhoso?

5. Igreja de São Francisco de Assis da Penitência, Brasil

A decoração barroca faz da Igreja de São Francisco da Penitência, erguida entre 1790 e 1794 pela Ordem Terceira de São Francisco de Assis, uma das mais impressionantes da cidade.

A sua fachada é pouco comum no meio religioso e os portais são de pedra de lioz, com os cunhais torcidos e de estilo barroco.

O interior irá surpreendê-lo: a talha dourada nos altares e paredes e pintura de forro de madeira no teto farão com que sinta algum respeito por tal grandiosidade.

Hoje, é também o Museu de Arte Sacra. Não recuse uma ida às Minas, já que está perto delas.

6. Convento de São Francisco e Ordem Terceira, Brasil

Também no Brasil, o Convento de São Francisco e Ordem Terceira prima pela beleza dos seus espaços conventuais, como a igreja, bem como pelos azulejos decorativos.

A sua construção iniciou-se em 1713, pela mão de Manuel Quaresma, e nas suas paredes mostra detalhes como a história do casamento do rei D. José com a princesa D. Mariana Vitória, ou como Lisboa era antes do terramoto de 1755. Tudo isto através de mais de 1.500 azulejos.

É reconhecido como um dos melhores monumentos portugueses e como um dos melhores monumentos da arte Barroca no Brasil. Sabia que até o arenito que lhe cobre a fachada passou o Atlântico, desde Portugal até ao Brasil?

7. Basílica de Bom Jesus, Índia

Bateu os recordes de construção do século XVI e foi criada em apenas nove anos, sendo o berço do túmulo de São Francisco Xavier, o Apóstolo do Oriente. Em 1946 tornou-se na primeira basílica da Índia, e hoje em dia continua a ser um dos monumentos portugueses onde ainda é possível fazer peregrinação.

Dentro da basílica pode pisar o chão feito de mármore com pedras preciosas e incrustadas. Tanto o altar, dedicado a Santo Inácio de Loiola, como as suas colunas têm uma arquitetura jónica, dórica e coríntia.

Se é apaixonado por Portugal, agora percebeu que existe muito mais dele no mundo do que pensava. Todos estes locais refletem a cultura e influência portuguesa no mundo, e estão à espera da sua visita. Faça as malas e parta à descoberta.

Fotos: Momondo