Lifestyle

Famosos rendidos às faianças portuguesas

Raphael Bordallo Pinheiro foi um dos mais notáveis e versáteis artistas portugueses, tendo deixado uma vastíssima obra em várias áreas. O autor de ‘Zé Povinho’ continua vivo nas artes tradicionais da cerâmica, graças à Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha.

Desde 2014, a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, em parceria com a centenária marca de faiança nacional fundada por Bordallo Pinheiro, criaram a coleção ‘Sardinha by Bordallo’. No fundo, alia as sardinhas das festas da capital ao cunho do artista.

E agora que foi lançada uma nova coleção, várias caras conhecidas fizeram questão de a conhecer.

Sofia Cotrim, Inês Folque e Maria Botelho Moniz

Este ano há 70 criações, 19 das quais em estreia absoluta, incluindo uma edição especial numerada de 199 exemplares, da autoria do artista plástico Bordallo II.

Gisela João, Kátia Guerreiro, Rita Ferro Alvim, Chakall, Sofia Cotrim, Mariana Alvim, Maria Botelho Moniz e Inês Folque mostraram ser admiradores do legado de Bordallo Pinheiro e responderam à ‘chamada’.

Varina de Bordallo

Além do manifesto ambiental de Bordallo II, em ‘Sardinha Intoxicada’, a sardinha de autor da edição de 2017, que vem acondicionada num tubo de ensaio de vidro, com avisos de radioactividade e mutações variadas decorrentes da poluição dos mares, a coleção faz uma justa homenagem ao fundador da marca.

As sardinhas ‘Economia’ e ‘Finanças’ são comercializadas individualmente, mas também num pack exclusivo da coleção Sardinha by Bordallo – o ‘Pack Paródia’.

Ator José Ramalho a fazer de Raphael Bordallo Pinheiro

Num ano em que Lisboa é falada em todo o mundo como um dos melhores destinos turísticos do planeta, a Bordallo Pinheiro não podia ficar alheia ao fenómeno. Assim nasceu a ‘Sardinha Elétrica 28’ que nos leva a “passear”, frenética, da Estrela à Graça, passando pela Basílica, pelo Chiado, Sé, miradouros para o rio Tejo e pela Feira da Ladra, fazendo o percurso mais carismático de Lisboa a bordo do meio de transporte mais pitoresco da capital.

Já a sardinha ‘Cacilheira’ recria a ligação entre as duas margens do rio Tejo. Um corrupio de ir e voltar, nas viagens à Trafaria para ir à praia, ou no ritmo diário para o trabalho entre o porto de Cacilhas e o Cais do Sodré.

Ambas as sardinhas são comercializadas num pack duplo exclusivo – ‘Pack Transportes de Lisboa’– e também individualmente.

Nuno Barra, da Bordallo Pinheiro, e a Vereadora da Cultura de Caldas da Rainha

Há ainda a ‘Sardinha Liberdade’; ‘Amália’; ‘Miss Castelinhos’ (em homenagem ao filme ‘A Canção de Lisboa’); ‘Nossa Senhora de Fátima’ (que assinala o centenário das Aparições aos três Pastorinhos); ‘Vader’ (personagem de ‘Star Wars’); ‘Pop Art’; ‘Sardinhobra’; ‘Bando’; ‘Pezinho de Dança’; ‘Nadadora’; ‘Canção Eterna’; ‘Ao Sol’ e ‘Abrir em Caso de Festa’ (em formato de conserva).

Rita Ferro Alvim

A coleção Sardinha by Bordallo pode ser adquirida nas lojas Vista Alegre em todo o país, nas lojas da Bordallo Pinheiro de Lisboa, das Caldas da Rainha, Viseu e Braga nos corners da marca no El Corte Inglés de Lisboa e Gaia.

A coleção está também disponível, 24 horas por dia, na loja online da Bordallo Pinheiro, e noutros pontos comerciais selecionados de todo o país e no estrangeiro.

O preço unitário de cada uma das sardinhas bordallianas é 18,90 euros. Os packs exclusivos de duas sardinhas têm um PVP de 34,90€. A sardinha da autoria de Bordallo II, e de edição limitada a 199 exemplares, tem o PVP de 169,99 euros.