Moda

Marca de roupa questiona censura dos mamilos

A Ellus comemora 45 anos e por isso decidiu marcar pela diferença na Semana da Moda de São Paulo. Esta terça-feira, o desfile foi marcado pelo regresso de várias modelos que se tornaram ícones da marca e por um protesto pela liberdade sexual e a igualdade de géneros.

Um modelo masculino e um modelo feminino pisaram a passerelle com o mesmo look, ambos sem camisa e a mostrar os mamilos.

Os estilistas Adriana Bozon e Rodolfo Souza explicaram essa decisão pelo facto da Ellus sempre ter defendido a liberdade sexual, em nome de mulheres fortes e livres. Este ato vem no seguimento do movimento internacional #FreeTheNipples (Libertem os mamilos), que questiona a razão pela qual os mamilos masculinos podem aparecer na internet, mas os femininos são censurados e banidos.

Pormenor que aconteceu à própria manequim que desfilou. Rebecca Gobbi publicou uma foto do desfile no Instagram e viu a imagem ser banida, tendo de partilhá-la novamente com uma tarja a cobrir o mamilo. Já o do modelo Filipe Hillmann não precisou de retoques.

“Ontem postei essa msma foto sem o “free the nipples” and guess what, deletaram minha foto. Pela primeira vez eu tive mais de 2666 likes em uma foto e 100 comentários. E ela foi deletada. Isso é pra ver que os direitos da mulher nao sao os msmo do que os dos homens. Pois o meu amigo atras está tbm sem camisa, mas por eu ser mulher e mostrar um mamilo, fui deletada. Essa coisas me deixam triste.. será que um dia vamos ter todos os direitos iguais? Espero que sim. Pois não vou ser uma mulher domada pela sociedade! Vão ter que me engolir! Bom dia a todos! #bonitarecatadaedolarjamais”, acrescentou a manequim.

Free the niples Semana da Moda de São Paulo mamilos

Essa não é a primeira vez que a marca provoca ‘polémica’. Em 1994, puseram uma modelo a desfilar com uma mama à mostra.