Saúde & bem-estar

Dieta mediterrânica reduz risco de aparecimento de cancro da mama

Um novo estudo científico apurou que a dieta mediterrânica pode reduzir o risco de desenvolvimento de cancro da mama, em pacientes com recetores de estrogénio negativo.

O estudo em causa incide sobre uma forma de cancro da mama que, habitualmente, surge após a menopausa e cujo prognóstico costuma ser muito negativo.

A investigação, publicada no ‘International Journal of Cancer’, concluiu que o cancro da mama pós-menopausa, com recetor de estrogénio negativo, é 40% menos prevalecente nas mulheres que seguem dieta mediterrânica, revela a CNN.

A dieta mediterrânica, já classificada como Património Imaterial da Humanidade, tem por base frutas, legumes, grãos não refinados, peixe e azeite e já foi associada à longevidade.

Em 2016 um estudo apurou ainda que a dieta mediterrânea pode prevenir a reincidência do cancro de mama e, no ano anterior, outra equipa de cientistas tinha concluído que o azeite é um agente protetor contra esta doença.

Agora, investigadores holandeses concluem que esta dieta, só por si, pode reduzir os riscos de aparecimento do cancro da mama, no pós-menopausa e nos sub-tipos que envolvem receptores negativos.

Os cancros de recetor positivo respondem, normalmente, a tratamentos hormonais, enquanto os cancros com recetores negativos não costumam reagir a esses tratamentos, deixando os pacientes sem grandes opções.

A investigação pode, assim, “ter implicações importantes para a prevenção por causa do pobre prognóstico deste tipo de subtipos do cancro da mama”, concluem os investigadores.