Saúde & bem-estar

Smartphone ajuda a diagnosticar cancro

Uma equipa de investigadores da Universidade de Los Angeles (UCLA) e da Suécia anunciou esta semana o desenvolvimento de um microscópio que utiliza um smartphone para detetar as sequências de ADN em células e tecidos.

Na prática, o grupo desenvolveu e produziu numa impressora 3D um periférico para integrar o microscópio a um Nokia Lumia 1020, conseguindo usá-lo para fazer o sequenciamento em linhas de cancro e amostras de tumores. A análise foi feita através de uma aplicação no smartphone.

Assim, é possível ligar o microscópio móvel a um telemóvel e realizar sequenciamentos de ADN ou análises moleculares em tumores, mesmo em locais remotos, que não possuem equipamentos médicos de primeira linha, ou mesmo fora de um ambiente hospitalar.

Smartphone sequenciou ADN para diagnosticar cancro

A nova técnica foi apresentada num artigo publicado esta terça-feira na ‘Nature Communications’.

Em teoria, a nova tecnologia pode permitir que os médicos sejam capazes de diagnosticar casos de cancro em qualquer lugar, um grande avanço para a telemedicina.

“Os diagnósticos moleculares no ponto de atendimento são atualmente uma questão difícil em locais com baixos recursos. Com o grande desenvolvimento das suas câmaras e sensores, bem como o seu poder computacional, os smartphones podem trazer medições biomédicas dos laboratórios para o campo”, afirmam os cientistas.