Atualidade

Michelle Obama faz hoje anos: os melhores momentos dos últimos 10 anos

A celebrar esta terça-feira (17), 53 anos, foi juntamente com o marido uma das personalidades mais marcantes que passou pela Casa Branca. Inteligente, atenta aos detalhes e disciplinada, comprometeu-se para com Barack Obama e para com a função de Primeira Dama e atingiu várias metas notáveis. Vamos relembrá-las!

  • O seu envolvimento no combate à obesidade infantil e promoção da saúde familiar com a iniciativa “Let’s Move!”. Foram várias as vezes que Michelle veio a público falar sobre a alimentação nos Estados Unidos: “O problema é quando as coisas divertidas se tornam hábitos. Eu acho que foi isso que aconteceu com a nossa cultura. A comida rápida tornou-se a nossa refeição quotidiana.” Michelle incentivou ainda as famílias a fazerem pequenas mudanças sem custos: adicionar mais água, eliminar bebidas açucaradas, adicionar mais vegetais e tornar as porções mais pequenas, enfatizando a qualidade sobre a quantidade. Apaixonada por desporto, chegou a fazer um desafio de flexões no talk show de Ellen Degeneres.

boa-forma

  • Amante da natureza, cimentou o seu jardim e tornou-o eterno no relvado sul da Casa Branca. Em 2009 levou alunos para a ajudarem na colheita de Outono. O seu vegetal favorito é o brócolo.

natureza-1

  • Peloa defesa dos direitos dos veteranos e da comunidade LGBT. Michelle chegou a dizer publicamente: “Para Barack e para mim resume-se aos valores de justiça e igualdade que queremos transmitir às nossas meninas. Num país onde ensinamos aos nossos filhos que todos são iguais sob a lei, discriminar contra casais do mesmo sexo não está certo.”

direitos

  • O orgulho negro que demonstrou durante os prémios “BET Black Girls Rock!”: Michelle gerou polémica quando disse “As meninas pretas rockam”. “Não importa quem você é, não importa de onde você vem, você é linda”.
  • O seu papel enquanto ícone de uma geração: Agraciou com a sua presença e elegância centenas de capas durante o seu mandato: Vogue, Essence magazine, Time, InStyle ou T Magazine. Foi considerada pela Vanity Fair uma das “10 pessoas mais bem vestidas”.
  • A sua espontaneidade e sentido de humor: Chegou a dançar dezenas de vezes em público e apareceu no “The Late Late Show with James Corden” a cantar Stevie Wonder e Beyoncé dentro de um carro. Fez ainda várias aparições na televisão, em talks shows como o de Jimmy Fallon ou em séries como “Parks and Recreation”, “NCIS” e “A Rua Sésamo”.
  • O seu feminismo e a campanha “Let Girls Learn” (2015): Como a primeira-dama, Obama simbolizou a esperança e o progresso para meninas e mulheres em todo o país e no mundo, defendendo o seu direito a uma educação cada vez melhor. Michelle levou a campanha até Espanha, Libéria e Marrocos e chegou a encontrar-se, em privado e em público, com várias estudantes do sexo feminino. Michelle aconselhou ainda as raparigas: “Primeiro os livros, depois os rapazes!”.
  • O seu discurso sincero e emotivo durante a Convenção Nacional Democrática, semanas antes da Eleição Presidencial 2016: “Essa é a história deste país, a história que me trouxe a este palco hoje à noite, a história de gerações de pessoas que sentiram o chicote da escravidão, a vergonha da servidão, a picada da segregação, mas que continuaram a lutar, esperar e fazer o que precisava ser feito para que eu hoje acorde todas as manhãs numa casa construída por escravos.”
  • A sua relação com o marido: É impossível ignorar o amor inspirador que existe entre Barack e Michelle. Definiram novos objetivos para muitos casais sob o intenso e constante escrutínio do público. Desde a dança no Baile Inaugural Presidencial, em Janeiro de 2013, ao momento em que leram “Where the wild things are” em conjunto para um conjunto de crianças na Páscoa de 2016, foram vários os momentos em que aqueceram os nossos corações.
  • A sua relação com as filhas, Malia e Sasha: Michelle sempre designou o seu papel como mãe o mais importante, chamando-se de “mom-in-chief”, isto é “mãe-presidencial”. A estabilidade das suas filhas é tão importante que a família continuará em Washington D.C. até Sasha, a filha mais nova, acabar o secundário.
filhas
Michelle e Barack com a filhas, Malia e Sasha