Saúde & bem-estar

Aprenda a lidar de forma correta com a cera dos ouvidos

É daqueles temas que nunca se esgotam. E por vezes nem o cerúmen acaba.

Já se sabe que não se deve usar o cotonete para fazer a limpeza dos ouvidos, mas agora saíram novas diretrizes sobre como lidar com a cera.

Segundo a Academia Americana de Otorrinolaringologia – Fundação de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, a maioria das pessoas tem-no feito de forma completamente errada.

Primeiro, porque continuam a usar o cotonete. Depois, porque usam qualquer outro objeto para o mesmo efeito: papel, palitos, tampas de caneta ou até velas!

Além do perigo que isso implica, é errado pensar que a cera é sinónimo de falta de limpeza.

“Há uma inclinação para se querer limpar as orelhas porque se acredita que a cera nos ouvidos é uma indicação de falta de limpeza. Esta desinformação leva a hábitos inseguros para a saúde do ouvido”, explicou Seth R. Schwartz, líder do grupo responsável pelas diretrizes.

Isto porque o corpo lida naturalmente com as acumulações de cera nos ouvidos, ao fazer a cera velha circular sozinha para fora dos ouvidos. Mastigar, movimentar o maxilar e o próprio crescimentos de células novas de pele no canal do ouvido contribuem para este processo.

Segundo estes especialistas, é quando se tenta fazer a limpeza com aqueles métodos que a cera mais se acumula, podendo até pôr a audição em risco.

Portanto saibam agora como fazer no futuro: não usar cotonetes nem limpar os ouvidos com muita frequência, pois pode empurrar cera para dentro do ouvido, podendo danificar a audição ou criar uma infeção. Também não se recomenda o uso de velas para ouvidos.

“Não colocar nada mais pequeno do que o seu cotovelo na orelha”, salienta o grupo.

Caso tenha dor no ouvido, perda de audição, sangramento pelo ouvido ou, em caso de cera excessiva, pergunte ao seu médico quais os melhores métodos para limpar os ouvidos.