Saúde & bem-estar

Combata as alergias cuidando da audição

A estação da primavera chegou e trouxe consigo as habituais alergias que afetam uma grande parte das pessoas. Em determinadas ocasiões, estes episódios vêm acompanhados de desconforto ou sensação de obstrução auditiva, alterações essas que podem chegar a provocar perda auditiva. De forma a prevenir, o ideal é tratar adequadamente os sintomas da alergia e, desta forma, conseguir evitar qualquer tipo de alteração na audição.

Na verdade, todas as pessoas que têm estas reações de hipersensibilidade já sentem os efeitos da chegada desta estação e, apesar de serem os olhos e o nariz as partes mais afetadas, os ouvidos também são prejudicados. De facto, para além de a audição ser um dos sentidos menos valorizados, é também um dos mais esquecidos em termos de cuidados.

De forma a evitar que a alergia afete os ouvidos, a prevenção e o tratamento são essenciais, e por isso os especialistas aconselham os seus pacientes a ter determinadas precauções.

“É importante visitar um profissional de saúde para tratar as alegrias e mantê-las sob controlo. Desta forma, é possível evitar inflamações e infeções no ouvido que podem causar tonturas, perda de equilíbrio ou obstrução auditiva”, alerta Alexandra Marinho, responsável de Audiologia da GAES – Centros Auditivos.

Adicionalmente é importante referir que os espirros, para além de ser um sintoma frequente das alergias, podem causar infeções auditivas. Ao suster qualquer espirro é produzida uma enorme pressão no nariz e na garganta que pode resultar numa passagem de bactérias para o interior do ouvido.

A íntima relação entre ouvido, nariz e garganta possibilita que o ouvido seja prejudicado pelos efeitos das alergias. Por isso, é de extrema importância levar a cabo todas as medidas necessárias para evitar consequências na saúde auditiva.