Atualidade

Portugal no tempo em que viviam cá os reis de Espanha

Década de 50. O rei emérito de Espanha Juan Carlos, ainda criança, e a sua família viviam na Vila Giralda, residência escolhida pelos seus pais, os Condes de Barcelona, para o exílio de mais de 30 anos em Portugal.

Juan Carlos tinha apenas 8 anos quando chegou ao Estoril. Ali viveu momentos felizes e trágicos, como a morte do irmão Alfonso, que atingiu acidentalmente a tiro na cabeça.

Quando começou a namorar com a princesa Sofia da Grécia, já vivia em Espanha, mas levou a namorada e futura mulher a passear no Estoril.

Pilar, irmã do agora rei emérito, casou-se na terra onde viveu a infância.

A ligação entre a casa real espanhola e Portugal não foi esquecida, mais de 60 anos depois.

“Homenagem do município de Cascais aos Condes de Barcelona D. Juan de Borbón, D. Maria de Las Mercedes de Borbón e seus filhos Pilar, Juan Carlos, Margarita e Alfonso, que viveram no Estoril de 1946 a 1977, legando aos cascalenses perene recordação de simpatia, simplicidade e humanismo”, diz uma lápide dedicada aos reis, colocada na entrada do Estoril.

Juan Carlos assumiu o trono em 1975. Depois de 38 anos de reinado, no dia 2 de junho de 2014, quando tinha 76 anos, decidiu abdicar da coroa em favor do seu filho Felipe, Príncipe de Astúrias.

Hoje é Felipe, ‘convertido’ em Felipe VI, a visitar o país que acolheu a família do pai. O atual rei e a rainha Letizia começam esta segunda-feira uma visita de Estado de três dias que passará pelo Porto, Guimarães e Lisboa.