Atualidade

Felipe e Letizia almoçam com vista para o rio Douro

O rei elogiou a cidade do Porto e a região vinícola do Douro no primeiro discurso que fez esta segunda-feira, dia em que arrancou a visita oficial da casa real espanhola ao nosso país.
Por isso a escolha do local do almoço de Felipe e Letizia não podia ser mais acertada.

A Casa do Roseiral, situada nos Jardins do Palácio de Cristal, na Invicta, tem uma vista privilegiada para o rio Douro, Porto e a cidade vizinha de Vila Nova de Gaia.

Fica situada num dos socalcos que rodeiam o Palácio de Cristal e deve o seu nome às roseiras que desenham, em conjunto com alguns arbustos, as formas geométricas que enquadram elementos arquitetónicos dos antigos Paços do Concelho demolidos em 1916, incluindo a Pedra de Armas que presidia a sua fachada.

O roseiral serve de hall de entrada à casa que é residência oficial do Presidente da Câmara Municipal do Porto, a Casa do Roseiral. Embora não seja habitada, é usada para cumprir cerimónias protocolares e apoiar visitas oficiais. Como é o caso de hoje.

O presidente da República estará no almoço, assim como no jantar.

Às 17h00 os reis espanhóis e o chefe de Estado português seguem para Guimarães. Às 20h00 são recebidos no Paço dos Duques de Bragança, onde os esperam 150 convidados, que são personalidades da área empresarial, cultural, desportiva e económica dos dois países vizinhos.

Entre a lista de convidados incluem-se a jornalista Sara Carbonero e o guarda-redes do FC Porto, Iker Casillas, a viver no Porto há mais de um ano.

À noite haverá ainda um concerto da fadista Carminho.

Veja as fotografias da visita de Estado:

Fotos: Casa real espanhola e Agência Lusa