Atualidade

Marcelo Rebelo de Sousa “arranca” sorriso a Isabel II em ato ofical

Marcelo Rebelo de Sousa reuniu-se com a Rainha Isabel II no Palácio de Buckingham, em Londres, esta quinta-feira, 17, no final de uma visita oficial de dois dias à capital britânica, durante a qual se encontrou com potenciais investidores, com a primeira-ministra, Theresa May e com elementos da comunidade portuguesa.

Durante o encontro o chefe de Estado e a monarca tiveram oportunidade de recordar as visitas da mãe do príncipe Carlos a Portugal, as quais o presidente tem bem presentes na memória ainda que numa delas fosse ainda criança – tinha apenas 8 anos.

“Tenho a certeza que era”, comentou, divertida, a rainha – conhecida por sorrir muito pouco – quando Marcelo Rebelo de Sousa lhe contou que se lembra da visita de Estado que Isabel II fez a Portugal em 1957, a quinta após a coroação em 1953.

Na segunda visita da monarca a Portugal, em 1985, continuou, “fui convidado para jantar no Britannia porque era líder da oposição na altura”.

O momento entre Marcelo e a soberana foi registado em vídeo e disponibilizado pela Presidência da República. A boa disposição de ambos é bem visível. Recorde-se que os dois representam a mais antiga aliança política, que remonta a 1386.

prmrs-161117-rpgb-130228

Fotos: Presidência da República