Atualidade

Saiba que presentes trocaram Marcelo Rebelo de Sousa e a Rainha

Quando o Presidente da República esteve com a Rainha Isabel II no Palácio de Buckingham, em Londres, esta quinta-feira, dia 17, no final de uma visita oficial de dois dias à capital britânica, foi divulgado o vídeo da conversa entre os dois.

Nele pode-se ver a monarca a sorrir perante as recordações das suas visitas a Portugal, contadas por Marcelo Rebelo de Sousa, que era uma criança na altura. “Aposto que sim”, reagiu a mãe do príncipe Carlos.

Depois deste momento de boa-disposição, que se não correu mundo, correu Portugal, sabe-se agora que presentes é que os dois trocaram. Um ato usual neste tipo de visitas oficiais.

Enquanto o Presidente optou por produtos bem portugueses: uma peça da Vista Alegre, reprodução de uma coleção antiga da Companhia das Índias, e uma garrafa de Vinho do Porto de 1953, o ano da coroação de Isabel II; esta retorquiu com algo que pode deixar os súbditos pensativos.

A Rainha, de 90 anos, ofereceu ao chefe de Estado português uma moldura em prata com uma fotografia sua com o Príncipe William. Ou será apenas o afeto de uma avó pelo neto ou então um sinal de que o herdeiro da coroa britânica não será o primogénito Carlos, mas sim o filho deste com Diana.