Atualidade

Marcelo Rebelo de Sousa recebido pelo Rei de Marrocos em pleno Ramadão

Numa autêntica “visita relâmpago” de apenas oito horas, o Presidente da República rumou a Marrocos nesta segunda feira (27), onde foi recebido, no Palácio Real em Casablanca, pelo Rei de Marrocos, Mohamed VI, com que se reuniu e trocou mais altas condecorações atribuídas pelos respetivos países a chefes de Estado estrangeiros.

Marcelo Rebelo de Sousa entregou a Mohamed VI o Grande-Colar da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, a mesma condecoração que o seu pai, Hassan II, recebeu de Mário Soares, numa visita a Lisboa, em 1993.

Por sua vez, o rei de Marrocos atribuiu ao Presidente português o Grande-Colar da Ordem de Wissam Al-Mohammadi.

Após o jantar que lhe foi oferecido pelo Chefe de Estado Marroquino, Marcelo Rebelo de Sousa reuniu-se com o Chefe do Governo, Abdelilah Benkirane, com o Presidente da Câmara dos Representantes do Parlamento, Rachid Talbi Alami e com o Presidente da Câmara dos Conselheiros do Parlamento, Abdelhakim Benchamach.

Sobre a visita, em conversa com os jornalistas, o Presidente da República Portuguesa salientou que as relações bilaterais com Marrocos “podem conhecer um avanço significativo” em domínios como a energia e anunciou ter convidado o rei Mohamed VI a visitar Portugal.

“Foi recentemente celebrado um acordo energético importante, que pode permitir o fornecimento de energia por Portugal a Marrocos”, destacou.

Em causa está um projeto de construção de uma interligação que permita exportar e importar eletricidade, através de um cabo submarino entre os dois países.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, existe neste momento “uma aproximação entre governos, de que o acordo no domínio da energia é um exemplo”.

O Presidente da República considerou ainda que “há outros domínios de colaboração possível: cultural, económica, empresarial” ressalvando que “a função do Presidente da República não é substituir-se ao Governo, mas abrir um caminho de diálogo”.

Por outro lado, Marcelo Rebelo de Sousa realçou que o rei de Marrocos abriu “uma exceção” ao recebê-lo em pleno Ramadão, “por entender que havia temas importantes sobre os quais era fundamental trocar impressões”.