Atualidade

Guimarães estende a passadeira vermelha aos reis de Espanha e convidados

Depois de um dia recheado de eventos no Porto, à noite Felipe VI e a rainha Letizia jantaram em Guimarães, berço da nação portuguesa.

O jantar de gala, oferecido pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, teve direito à habitual passadeira vermelha, estendida esta segunda-feira (28).

Os convidados começaram a chegar minutos antes das 20h00, hora em que chegaram os reis de Espanha.

Letizia deslumbrou num vestido Carolina Herrera, que tinha usado no seu primeiro jantar de gala como rainha, em honra da presidente do Chile, Michelle Bachelet, em outubro de 2014.

Foram todos recebidos por um grupo de Nicolinos, que representam uma das festas académicas mais antigas de Portugal, e por um outro grupo de mulheres e homens com trajes regionais do Minho.

Sara Carbonero e Iker Casillas, amigos pessoais do casal, estiveram presentes e foram dos poucos convidados não institucionais, a par do criador de calçado Luís Onofre.

A realeza portuguesa esteve representada por D. Duarte Pio de Bragança e D. Isabel de Herédia.

O Primeiro-Ministro António Costa; o presidente da Assembleia da República Ferro Rodrigues; o ex-presidente do PSD Francisco Pinto Balsemão; a líder do CDS-PP, Assunção Cristas; o Bispo de Braga, Jorge Ortiga; o reitor da Universidade do Minho, António Cunha e outras entidades, entre as quais militares de Portugal e de Espanha, também marcaram presença.

Felipe e Letizia fizeram uma singela homenagem ao primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques, junto à estátua do mesmo. Ao entrar no Paço dos Duques foram acompanhados por sentinelas honoríficas – 12 militares e três charameleiros (músicos da charanga, mas apeados) que tocaram as entradas régias.

Os convidados esperavam pelos monarcas na Sala Nobre, onde foram servidos os aperitivos. Seguiram depois para a Sala dos Passos Perdidos para a sessão oficial de cumprimentos.

Os dois hinos nacionais foram tocados, tal como já tinha acontecido de manhã no Porto, e Marcelo Rebelo de Sousa e Felipe discursaram.

O rei falou da união e trabalho conjunto dos dois países, mas salientou a cultura portuguesa. Contou ainda que se recorda da tomada de posse do nosso presidente da República e que não se esquece que este fez a sua primeira visita oficial a Espanha.

Depois do jantar de gala, no Salão de Banquetes, a fadista Carminho deu um pequeno concerto. Veja as fotos:

Fotos: MoveNotícias e Lusa