Atualidade

Portugal representado na missa pela paz e pelas vítimas de atentado em Barcelona

O Presidente da República e o primeiro-ministro viajaram para Barcelona para participar, este domingo, numa missa pela paz, na basílica da Sagrada Família, onde estiveram também presentes o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, e os reis de Espanha.

Segundo disse à Lusa fonte da Presidência, a presença do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, na homilia representa uma homenagem às vítimas do atentado de quinta-feira em Barcelona, em particular às duas portuguesas – avó, de 74 anos, e neta, com 20 anos, de Sintra, e que tinham acabado de chegar à cidade para uma semana de férias, que tinham por objetivo celebrar a vida e o aniversário da mais velha – que morreram.

Marcelo Rebelo de Sousa foi convidado pelo rei de Espanha, Felipe VI, a estar presente nesta missa pela paz e a concórdia.

E assim foi recebido por Felipe e Letizia:

Também António Costa esteve na cerimónia.

A Sagrada Família é o monumento mais visitado da Espanha e seria, ao que os media espanhóis revelaram, um outro alvo dos terroristas no mesmo dia em que atropelaram peões nas Ramblas e na estância balnear de Cambrils, na quinta-feira, 17 de agosto.

Quatorze pessoas morreram e 135 ficaram feridas na sequência dos ataques terroristas, que foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Num tweet publicado na manhã de sábado (19/08), o Papa Francisco escreveu: “Rezo por todas as vítimas dos atentados destes dias. Que a violência cega do terrorismo não encontre mais espaço no mundo”.

Ontem, sábado, os monarcas espanhóis passaram pela Praça da Catalunha, depois da visita ao hospital onde estão os feridos, e fizeram uma oferenda de flores em memórias das vítimas.

Quanto aos feridos, 79 feridos já tiveram alta e 51 continuam hospitalizados. A Proteção Civil da Catalunha divulgou, sábado, um novo balanço relativamente aos feridos dos dois atentados.

Em relação ao de Barcelona, o número total de feridos foi 126, dos quais 77 tiveram alta. Há 13 pessoas ainda em estado crítico.

Já em Cambrils, o número total de feridos foi 6, continuam 4 hospitalizados, sendo que dois estão em estado grave.

Fotos: Twitter