Cultura

Aristides de Sousa Mendes retratado num documentário da Argentina

É um dos quatro portugueses declarado “Justo entre as nações” por ter salvado milhares de pessoas perseguidas pelos nazis durante o Holocausto, na 2ª Guerra Mundial. Vai ser condecorado a título póstumo, pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grande Cruz da Ordem da Liberdade.

E em breve a sua vida será retratada num documentário, que já está a ser filmado em Buenos Aires, na Argentina.

A decisão do cônsul português em Bordéus, França, que emitiu vistos sem autorização do Ministério dos Negócios Estrangeiros, é vista pelos olhos do realizador Victor Lopes.

aristides-de-sousa-mendes

“Para Aristides tinha sido fácil desocupar com o exército ou a polícia os jardins da embaixada que nesse momento se encheram de homens, mulheres e crianças perseguidos. Sousa Mendes não chamou as tropas alemãs. O que eu faria? O que farias tu? O que fariam os nossos atuais embaixadores de Portugal pelo mundo?”, questionou Victor Lopes, que assume que o objetivo do documentário é levar a história de Sousa Mendes ao ecrã do público americano.

Nahuel Vec e Melissa Zwanck são os atores principais. ‘Aristides Un Hombre Bueno’ (Aristides um homem bom) tem estreia prevista no final deste ano.

Veja aqui os bastidores do documentário: