Atualidade

Lúcia Vaz Pedro é a nova cronista da Move Noticias

Professora de Português, formadora e escritora. Lúcia Vaz Pedro consegue conciliar vários ofícios e, a partir de hoje, terá outro: cronista da MoveNotícias.

No currículo conta já com livros infantis, manuais didáticos, a responsabilidade pelo Dossiê Português Atual e romances. Um total de 38 obras já editadas.

Estivemos à conversa com Lúcia Vaz Pedro, durante a sessão de autógrafos que deu na Feira do Livro do Porto, onde é aliás presença habitual.

O mote da conversa foi dado pelo livro ‘Janelas Para Além das Nuvens’, novo romance que está a divulgar.

“É uma reedição do primeiro livro, juntamente com a continuação do primeiro. A personagem principal Miguel é filho da personagem principal do primeiro, Sofia. Este livro fecha o ciclo da vida: o nascimento, o aproveitar e saber ver a vida e é isso que a própria personagem (Sofia) ensina à mãe e ao filho dela”, começou por explicar.

Lúcia Vaz Pedro na Feira do Livro do Porto

Na obra, editada pela Calendário de Letras, há uma ligação com a realidade. “Sofia é o nome da minha filha. Foi uma homenagem porque a melhor coisa que fiz no mundo foi a minha filha”, adiantou.

‘Janelas Para Além das Nuvens’ é passado em África, ainda que a escritora nunca tenha ido àquele continente. “A história é essa capacidade para ver o mundo. Por isso passa-se em África, onde a natureza é pujante, a vida brota por todo o lado e será o melhor lugar para o ensinamento e a mensagem que a personagem pretende transmitir, não só às personagens que com ela convivem, como a todos os leitores”, avançou.

“Uma homenagem à vida”

Por detrás deste romance estão cinco anos de pesquisa feita por Lúcia Vaz Pedro. “Faz o retrato fidedigno das paisagens africanas. Há uma viagem que vai desde a Serra Leoa até ao Kilimanjaro, portanto uma viagem longa entre a mãe e a filha. Depois disso a Sofia vai perder a mãe. Será quase uma despedida, mas a mãe, para onde for, leva com ela aquilo que a filha lhe ensinou”, referiu.

Aqui a ficção volta a misturar-se com a realidade, uma vez que a escritora viveu o mesmo luto. “Este livro é dedicado à minha mãe. Neste romance acabei por viver por antecipação a morte da minha mãe nas mãos da morte do pai do Miguel. Vivi as duas mortes, ainda que a do Miguel era uma ficção”, lembrou.

Uma obra que serviu assim de catarse para Lúcia e que esta espera que possa ajudar outras pessoas na mesma situação. “Faz uma homenagem à vida. No final, por muita dificuldade que ele tenha, como todos nós que perdemos entes queridos, a personagem vai ter um filho e transmitir-lhe a mesma mensagem que a mãe”, evidenciou.

Lúcia Vaz Pedro Feira do Livro do Porto 3

Próximos projetos

Lúcia Vaz Pedro vai lançar o próximo livro “Manual do Bom Português Atual”, na feira do livro no Porto, à 15 horas do próximo sábado. Trata-se de um manual de português atual, com exercícios, com a nova grafia. “A língua portuguesa é complexa, rica mas fantástica”, disse.

Em fevereiro do próximo ano, outra obra sua verá a luz do dia. O tema? A cidade do Porto.

E já pensa na sua futura crónica na MoveNotícias. “Vai ser um prazer escrever para a Move. Iremos ter vários temas intimistas que nos fazem pensar e que será uma viagem pela nossa alma, porque somos pessoas e temos almas viajantes”, rematou.

Fotos: Ricardo Júnior