Cultura

“Fátima”: filme de João Canijo presta homenagem aos peregrinos no centenário das Aparições

A história remete-nos a maio de 2016 e a um grupo de onze mulheres naturais de Vinhais, região de Trás-os-Montes, que partem numa peregrinação até ao Santuário de Fátima. Ao longo de nove dias, atravessam o país a pé, carregando consigo o esforço e a vontade de cumprir as suas promessas. Cada uma das peregrinas é impulsionada por um motivo pessoal, mas a caminhada faz-se em conjunto, repartindo por todas cansaço extremo, sofrimento e obstáculos que levam a momentos de rutura. É nesses períodos que o espectador descobre mais sobre as personagens: as suas identidades, as suas histórias e as suas motivações que alimentam a fé em Nossa Senhora de Fátima. Na chegada ao destino final, as mulheres unem-se na concretização do objetivo, procurando agora um novo caminho individual que conduz à redenção.

O filme do realizador portuense João Canijo é protagonizado por um elenco de luxo, que inclui nomes sonantes da representação portuguesa. Rita Blanco, Anabela Moreira, Cleia Almeida, Vera Barreto, Teresa Madruga, Ana Bustorff, Teresa Tavares, Alexandra Rosa, Íris Macedo, Sara Norte e Márcia Breia dão vida às 11 mulheres transmontanas que caminham em direção a Fátima.

fátima_filme_cartaz

João Canijo optou por uma produção que conjugasse uma história de ficção com registos documentais, conferindo um grande realismo a este enredo de forma a que estas atrizes “não se distingam dos peregrinos reais com quem se cruzam e misturam”, segundo palavras do realizador. Para conseguir o melhor resultado possível, foi necessária uma longa preparação, que teve início há três anos e que passou por incluir o elenco em grupos de peregrinos e posteriormente a criação de uma peregrinação apenas com as atrizes, que embora fosse filmada, desenrolou-se em total realidade.

A relação de cada personagem com a sua própria fé e com Deus é vista como um dos pontos mais fortes da longa-metragem, que além de retratar uma realidade ainda bastante viva em Portugal, assinala também o ano em que se comemora o centenário das Aparições. “Fátima” chega às salas de cinema do país a 27 de abril. Assista ao teaser do filme: