Cultura

Alunos em França aprendem Português com letras dos Resistência

Os Resistência marcaram a infância, adolescência e/ou juventude de muita gente. ‘Nasce Selvagem’, por exemplo, é talvez uma das suas músicas mais emblemáticas.

Numa altura em que a banda regressa aos palcos – e logo no Bataclan, em Paris -, sabe-se agora que não só os fãs a ter a canção na ponta da língua.

Graças a uma professora portuguesa, vários alunos em França têm aprendido a língua de Camões através da letra deste e outros hits do grupo.

“Fantástico, recebemos estas fotos de Paris, com crianças a aprender as letras da Resistência na escola na aula de Português. E viva a música…”, revelou a banda na sua página de Facebook, dias antes do concerto no Bataclan, hoje, 29 de janeiro.

Nas fotografias vêem-se as crianças a escrever Português, debitando as estrofes de ‘Nasce Selvagem’.

Uma notícia que muito encheu de orgulho o grupo. Mesmo depois de terem conseguido esgotar os bilhetes do espetáculo na mítica sala de Paris.

Espetáculo esse que se insere na comemoração dos 25 anos da Associação Cap Magellan, de luso-descendentes em França, sob o tema “1ers Etats Généraux de la Lusodescendance” (Estados Gerais da Lusodescendência).

Os Resistência que vão tocar a Paris são Fernando Cunha, Miguel Ângelo, Olavo Bilac, Fernando Júdice, Pedro Jóia, Mário Delgado, Alexandre Frazão, José Salgueiro e Pedro Cunha.

O Pedro Ayres Magalhães “devido a questões pessoais não nos vai poder acompanhar na tour 2017”, informou o grupo.

Será um regresso aos palcos de Paris desde 1994.

O último DVD do grupo é ao “Vivo em Lisboa” e foi gravado no Campo Pequeno, de onde se retirou este tema ‘Alegria’:

Mas esta interpretação de ‘Nasce Selvagem’ ao vivo está igualmente nas memórias de muitos: