Cultura

Filme ‘Cartas da Guerra’ selecionado para prémios europeus

‘Cartas da Guerra’ está entre os selecionados para os European Film Awards. O filme, realizado por Ivo M. Ferreira e baseado num livro de António Lobo Antunes, é o único português que está na lista dos 50 candidatos a nomeação nos European Film Awards.

A película (que estreia nas salas portuguesas a 1 de setembro) conta a história de António Lobo Antunes, médico destacado para o exército português em plena Guerra Colonial. Em Angola, confronta-se com a violência do conflito e a crescente politização da guerra. Um dos escapes torna-se a escrita, nomeadamente as cartas que escreve à mulher Maria José.

Só a 5 de novembro é que se sabe se o filme vai mesmo ficar nomeado. O anúncio dos vencedores dos European Film Awards será a 10 de dezembro.

‘Cartas da Guerra’ estreia na próxima quinta-feira, 1 de setembro, nos cinemas. Esta semana foi a antestreia.

Os atores Miguel Nunes e Margarida Vila-Nova, mulher do realizador, são os protagonistas.

Margarida, de 33 anos, foi mesmo uma das protagonistas na noite de antestreia, esta quarta-feira, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Ao lado do marido, deslumbrou na passadeira vermelha. O casal costuma trabalhar juntos e mostram muito orgulho e respeito em relação ao outro.

Ricardo Pereira – que durante o mês de setembro estará em Lisboa a gravar uma nova produção brasileira e portuguesa, Mulheres, com a atriz Paolla Oliveira – também integra o elenco.

“CARTAS DA GUERRA já estão nas salas de cinema! Mais um filme incrível do meu maridão! Orgulho! @ricardotpereira ❤️ parabens @vila_alentejana e Ivo #cartasdaguerra #cinema #portugal #maridao #amo #amor #love”, escreveu Francisca Pinto Ribeiro no Instagram.

Veja algumas imagens da antestreia e o trailer do filme: