Cultura

‘Cartas de Guerra’ chega a Nova Iorque e continua a dar que falar pelo mundo

O ator Miguel Nunes, protagonista do filme, esteve na sexta-feira presente na sessão organizada pelo Instituto de Filme Americano (AFI), que aconteceu na cidade de Silverspring, e respondeu a perguntas dos espectadores sobre o filme ‘Cartas de Guerra’, do qual é protagonista.

O filme, que teve estreia mundial em fevereiro, em Berlim, e chegou aos cinemas portugueses a 1 de setembro, já foi visto por cerca de 12 mil espectadores, segundo a produtora, e é um sucesso mundial.

Margarida Vila Nova e o marido Ivo Ferreira, realizador do filme
Margarida Vila Nova e o marido Ivo Ferreira, realizador do filme

A partir da correspondência entre António Lobo Antunes e a primeira mulher, Maria José, quando o escritor esteve destacado nos anos 1970 em Angola, Ivo M. Ferreira deixa um retrato sobre “a maior tragédia portuguesa do século XX”, como contou à agência Lusa.

Apesar do realizador ter feito pesquisa e investigação, o mote para o filme foi o livro “D’este viver aqui neste papel descripto”, com as cartas organizadas pelas filhas de Lobo Antunes.

1200x630_324380_cartas-da-guerra-letters-from-war-i

“Cartas da guerra” foi rodado em Portugal e em Angola, com mais de 40 atores, entre os quais Miguel Nunes, no papel de António, e Margarida Vila-Nova, que representa Maria José e é a leitora das cartas de amor, fio condutor de toda a narrativa do filme.

Além do destaque que tem tido a nível mundial – em 2017 tem estreia comercial garantida em vários países, entre os quais França, Brasil e Holanda -, “Cartas da Guerra” concorre ainda aos prémios Goya, aos prémios da Academia de Cinema de Espanha, que terão lugar a 4 de fevereiro, em Madrid, e aos Óscares cuja cerimónia está marcada para 26 de fevereiro, em Los Angeles, ambos na categoria de ‘Melhor Filme Estrangeiro’.