Saúde & bem-estar

Insónia danifica região do cérebro ligada à emoção

Não ter uma boa noite de sono danifica o cérebro. Principalmente a parte relacionada à emoção e à consciência.

De acordo com um estudo publicado recentemente no jornal científico Radiology, essa pode ser a explicação para nos sentirmos um pouco depressivos após uma noite de insónia.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, pesquisadores do Hospital Popular Provincial Guangdong No.2, na China, analisaram o cérebro de 23 pacientes com insónia primária ou grave, que relataram problemas para dormir.

As imagens, que foram captadas por scanners cerebrais de alta tecnologia, mostraram a força das correntes eléctricas no cérebro, e foram depois comparadas com as de 30 pessoas saudáveis.

Os resultados mostraram diferenças significativas na matéria branca – a “fiação”, que conecta as diferentes partes do cérebro – entre os dois grupos. As pessoas que sofriam insónia constante apresentaram sinais de danos na matéria branca do cérebro como um todo, mas as lesões mais severas estavam concentradas no hemisfério direito. A região que tende a controlar a emoção.

Foi observado também uma significativa redução na integridade da matéria branca presente no tálamo, área responsável por regular a consciência, o sono e o estado de alerta.

Os pesquisadores perceberam também que nestes pacientes o corpo caloso – seção que liga os dois hemisférios – não funcionava de forma eficaz e que havia uma perda de mielina, camada protetora ao redor das fibras nervosas.

Tópicos: