Saúde & bem-estar

Sociedade Científica lança campanha “Dar o nó à obesidade”

Entre hoje e o dia 26 de outubro vai realizar-se, em Aveiro, o 18º. Congresso Português de Obesidade, que coincide com o 25º aniversário da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO).

Para sensibilizar a população para este grave problema de saúde pública, a SPEO apela ao uso de roupa de cor azul durante estes dias: “Este apelo tem como objectivo alertar as pessoas para a gravidade do excesso de peso e obesidade que afectam mais de metade da população (52,3%). Os participantes no congresso vão também ser convidados a usar um nó azul na lapela como sinal do seu empenhamento na luta contra esta epidemia”, explicou Davide Carvalho, presidente da SPEO.

O congresso, que conta com a presença de mais de 300 participantes, vai debater os mais recentes avanços no tema. Durante o congresso haverá várias atividades para a população geral e para as crianças haverá sessões lúdicas de educação alimentar prevendo-se a participação de mais de 300 crianças.

“A obesidade é responsável por 61% dos casos de diabetes, 17% dos casos de hipertensão, 17% dos casos de doença coronária, 30 % dos casos de litíase biliar, 24% dos casos de osteoartrite, 34% dos casos de cancro do útero, 11% dos casos de cancro da mama, 11% dos casos de cancro do cólon”, referiu o especialista.

“a obesidade tem um significativo impacto económico. Em 2002, em um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública, os custos totais com a obesidade em Portugal foram de cerca de 500 milhões de euros, representando 4,2 % dos gastos em saúde em Portugal, isto é, um aumento de 29% em 6 anos. Os custos directos foram estimados em 297 milhões de euros e correspondiam a 2,5% dos gastos em saúde, sendo os indirectos de 199,8 milhões de euros. Doze anos depois os custos serão seguramente maiores, como se comprova pelo aumento dramático da prevalência de diabetes”, concluiu.

perder_peso_balanca