Atualidade

Cavaco Silva indigita Passos Coelho como primeiro-ministro

Dezoito dias depois de indecisões e buscas por entendimentos, Cavaco Silva decidiu quem vai liderar o próximo Governo. Pedro Passos Coelho foi o escolhido.

“Neste contexto, e tendo ouvido os partidos representados na Assembleia da República, indigitei hoje como primeiro-ministro o Doutor Pedro Passos Coelho, líder do maior partido da coligação que venceu as eleições no passado dia 4 de outubro”, anunciou o presidente da República.

Cavaco esclareceu ainda a tomada de decisão: “Em nos 40 anos de democracia portuguesa, a responsabilidade de formar Governo foi sempre atribuída a quem ganhou as eleições, assim ocorreu em todos os atos eleitorais em que a força politica vencedora não obteve a maioria dos deputados na Assembleia da República”.

Os compromissos europeus foram fatores que pesaram na escolha do presidente, uma vez que “os compromissos assumidos na zona euro é decisivo e absolutamente crucial para o financiamento da nossa economia e para o crescimento da economia e criação de emprego. Fora da Zona Euro, o futuro de Portugal seria catastrófico”.