Atualidade

Personalidades reagem à morte de Fernando Sousa

O correspondente da SIC faleceu esta quinta-feira, dia 8, quando estava em Milão para a cobertura da cimeira do emprego. Fernando Sousa terá falecido vítima de um ataque cardíaco. Algumas personalidades já reagiram à morte do jornalista.

O Presidente da República, Cavaco Silva, lembrou Fernando de Sousa, que morreu esta quinta-feira aos 65 anos, como um jornalista que se destacou pela “qualidade dos seus trabalhos jornalísticos” nomeadamente em “questões europeias”. “Profissional da comunicação social com uma longa carreira, Fernando de Sousa era um rosto bem conhecido dos Portugueses e uma personalidade respeitada pelos seus pares, que se destacou pelo rigor no tratamento de assuntos noticiosos e pela qualidade dos seus trabalhos jornalísticos, designadamente dos que se relacionavam com as questões europeias”, escreve Cavaco Silva, em mensagem e condolências à família de Fernando de Sousa, divulgada no site da Presidência da República.

O presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, lamentou a morte de Fernando de Sousa, destacando a sua “notável carreira” de jornalista e o seu “profundo conhecimento” dos temas europeus. “Na SIC desde os primeiros tempos, Fernando de Sousa destacou-se pela forma como acompanhou a presença de Portugal na União Europeia. Através da sua visão imparcial e do seu profundo conhecimento sobre estas matérias, Fernando de Sousa levou às nossas casas os bastidores da política europeia e mundial e ensinou-nos, ao longo da sua notável carreira de jornalista, a olhar para os temas da Europa de forma isenta, crítica e pedagógica”, afirma Balsemão numa declaração escrita.

Já o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, lamentou a morte do jornalista da SIC Fernando de Sousa que “levou muitas vezes as vozes da Europa até Portugal”, numa mensagem de condolências a que a “Lusa” teve acesso.

“Foi com profundo pesar e consternação que soube do desaparecimento do jornalista Fernando de Sousa”, escreveu José Manuel Durão Barroso, elogiando o “jornalista ciente do seu papel na sociedade”.

Fernando de Sousa, de 65 anos, nasceu a 16 de fevereiro de 1949. Foi correspondente em Londres, na Alemanha e em Bruxelas.

Enquanto jornalista, trabalhou na RDP, BBC, Diário de Notícias, Comércio do Porto e SIC. Em 2006 foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique pelo então presidente da República Jorge Sampaio.

Fernando Sousa